O estado da arte no ensino e avaliação de empatia e identidade profissional

Data:
Qua, 25 Nov 2015
Local: Sala da Congregação, 10h30

Com o apoio do Projeto Pró-Ensino na Saúde da CAPES, a FCM recebe de 23 a 25 de novembro, o professor Manuel João Tavares Mendes da Costa, da Universidade do Minho, de Portugal. Ele debaterá com a comunidade da Unicamp as estratégias curriculares, o papel das unidades de educação médica para qualificar o ensino, o estado da arte no processo de ensino-aprendizagem e avaliação de empatia. Também ministrará aula na pós-graduação em Ensino na Saúde sobre propriedades e avaliação psicométrica dos instrumentos de pesquisa e participará de discussão de projetos de pesquisa colaborativos em ensino e intercâmbios FCM-Minho. Sua visita encerra as atividades do semestre da pós-graduação em Ensino na Saúde, coordenado pela professora Eliana Amaral.

Manuel João Tavares Mendes da Costa é professor associado e coordenador da Unidade de Educação Médica da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, onde tem implantado inúmeros projetos bem-sucedidos de inovação no ensino e no sistema de avaliação dos estudantes. Publicou 42 artigos em revistas especializadas sobre educação médica, sendo as mais recentes com enfoque na empatia e aspectos psicométricos.

Programação:

23/11 (2a feira) manhã (EA2): Reunião com a Coordenadoria de Graduação-Medicina/EA2 sobre estratégias de avaliação

23/11 (2a feira) tarde (NAPEM): Reunião com NAPEM e Coordenadoria de Graduação/CEG sobre papel da unidade de educação médica na qualificação do ensino - experiência da Univ. Minho

24/11 (3a feira) manhã e tarde (Sala Laranja CPG): Aula nas disciplinas CL 515 e 516 Pós-Graduação Ensino em Saúde - Instrumento utilizados e Validação de instrumentos em pesquisa no ensino na saúde

25/11 (4a feira)  - Conferência: O estado da arte no ensino e avaliação de empatia e identidade profissional, das 10h30 às 12h00, na Sala da Congregação da FCM. Essa atividade é aberta ao público interessado.