Fórum "Gestão Orquestral e Compromisso Social"

Data: 
Qui, 02 Jun 2016
Local: Auditório da FCM, a partir das 9 horas

 

O Fórum "Gestão Orquestral e Compromisso Social" visa a atualização de representantes culturais vinculados a orquestras sinfônicas, propondo discussões sobre questões de planejamento artístico e administrativo, bem como os novos papéis destas instituições na sociedade atual.

Nos últimos anos, o papel das orquestras sinfônicas no Brasil tem se reciclado rapidamente, assumindo diferentes funções dentro da sociedade. Primeiramente, constata-se o aumento da profissionalização de músicos e gestores da área artística, o que resulta numa melhoria na qualidade dos eventos. Além desses fatores, as instituições sinfônicas tem se mostrado cada vez mais ativas no desenvolvimento de programas educativos e sociais, auxiliando na melhoria da condição sócio-cultural de moradores da periferia, ao mesmo tempo que amplia o alcance da música erudita. Dentre esses tópicos, ainda será discutida no fórum a questão da integração da música contemporânea no repertório de concerto, no que concerne divulgação e criação de estratégias de formação de público para tal gênero. 

PUBLICO ALVO: 
Dentre os palestrantes e participantes, estarão profissionais da área de cultura, tais como diretores/gestores/regentes de instituições sinfônicas em ascensão, profissionais da área de produção de instituições orquestrais (profissionais da área de comunicação, produção de material de execução), profissionais da área de direitos legais relativos à execução musical, que estejam comprometidos com a difusão e desenvolvimento cultural. 

Inscrições e Informações sobre a Segunda Edição - 2 de Junho de 2016 

Ediçoes anteriores:

Primeira Edição do Fórum - 24 de Março de 2015