Campinas será sede em 2017 do 4º Congresso Mundial de Cirurgia de Emergência

De 5 a 8 de julho de 2015 foi realizado em Jerusalém, Israel, o 3rd World Congress of Emergency Surgery (WCES). O evento foi promovido pela World Society of Emergency Surgery (WSES), com o apoio da Israeli Surgical Association. O tema central foi "The last of Mohicans? The General Surgeon of 2015". O evento recebeu um público de aproximadamente 300 pessoas, provenientes de 23 países, sendo 48 palestrantes e, no final, foi realizada a reunião do Board of Directors em que foi definida a sede do congresso para 2017.

A Espanha havia manifestado interesse previamente, porém não apresentou proposta oficial. O médico Gustavo Pereira Fraga, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e coordenador do Comitê de Prevenção da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), apresentou a proposta de Campinas como sede do 4th World Congress of Emergency Surgery. A proposta foi aceita por unanimidade e a data prevista para o evento é 17 a 20 de maio de 2017, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro.

De acordo com Fraga, a proposta de Campinas sediar o evento foi elaborada em conjunto com o Comitê Executivo do Intergastro & Trauma (IGT),  com a Diretoria da SBAIT e com o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), que já havia definido Campinas como sede do Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT) em 2017. Outro fator que ajudou na escolha de Campinas foi a proximidade do aeroporto de Viracopos, rota de voos internacionais e nacionais.

“Ter um congresso mundial em Campinas vai de encontro às metas de internacionalização da Unicamp e da FCM, colocando a nossa instituição como referência para grandes eventos na área de cirurgia e do aparelho digestivo. Os trabalhos para organização já começaram com reuniões na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Unicamp, PUC-Campinas e Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, além de outros parceiros da região. A expectativa é ter um grande evento em maio de 2017”, revelou Gustavo.

Veja a proposta apresentada para a realização do 4th World Congress of Emergency Surgery em Campinas.