Comunidade acadêmica da FCM é convidada a reforçar o combate contra dengue

Prezados,

Segundo o dicionário Aurélio, calamidade é um grande mal comum a muitos ou um infortúnio público. Nestes casos os governos podem requisitar a ajuda de voluntários, prioritariamente de profissionais voltados a auxiliar os atingidos pela calamidade.

É exatamente isto que estamos vivendo em Campinas com a epidemia da dengue. A secretaria de saúde do município solicitou oficialmente que as escolas voltadas à formação de profissionais da saúde procurem envolver seu corpo docente e discente no atendimento às pessoas com dengue. O número de mortos este ano já atingiu o patamar de todo o ano passado.

A prioridade neste momento é viabilizar, apesar do número crescente da demanda, o atendimento dos pacientes suspeitos nas próprias Unidades Básicas de Saúde nas próximas seis semanas, quando se espera o maior número de casos.

A Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas se dispôs a coordenar a ação de voluntários em parceria com as coordenações dos Distritos de Saúde Norte e Leste, onde já estamos inseridos na atenção à população e onde a epidemia vem crescendo rapidamente. Convidamos todos que possam ajudar, alunos do primeiro ao último ano dos cursos de graduação, residentes, pós-graduandos, funcionários, profissionais contratados para o ensino e docentes, a colaborar neste momento crítico da saúde do município.

As atividades poderão se desenvolver nas UBS nos horários das atividades acadêmicas, desde que tenham o aval do gestor/supervisor responsável, ou até as 21 horas, além de sábados e domingos, prioritariamente nos períodos da tarde.

Todos podem contribuir, desde a produção de kits a serem distribuídos aos usuários até o atendimento específico aos pacientes.

Aos interessados em participar como voluntários solicitamos acessar o link abaixo:

Lembramos que o envolvimento em um momento de crise como o que vivemos faz parte da ação e da formação dos profissionais de saúde.

Diretoria FCM
Unicamp