Evento comemorativo aborda mitos, verdades e tratamentos da obesidade em crianças e adolescentes, dias 2 e 3 de outubro

Nos dias 2 e 3 de outubro acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a Jornada de Obesidade em comemoração aos 10 anos do Ambulatório de Obesidade na Criança e no Adolescente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A abertura será às 19 horas no anfiteatro 1 da FCM. Para participar do evento é necessário fazer inscrição.

Durante a Jornada será abordada a situação epidemiológica da obesidade, mitos e verdades, as complicações e tratamento da obesidade na criança e no adolescente. Também serão discutidos três serviços terciários que possuem ambulatório semelhante: Unifesp, USP-Ribeirão Preto e Unicamp. (Veja programação).

Durante os dez anos de funcionamento do ambulatório foram atendidos mais de 500 pacientes com doenças articulares, hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes alterações psicológicas, nefropatias, e doenças genéticas, além de obesidade.

De acordo com a pediatra Mariana Porto Zambon, o Brasil possui hoje aproximadamente 30% de crianças e adolescentes com sobrepeso e 10% com obesidade. As principais causas da obesidade na infância são fatores genéticos e os ambientais, incluindo hábitos de vida, alterações na alimentação e na atividade física.

“A prevenção deve se iniciar já na gestação, passando pelo aleitamento materno, uma transição alimentar adequada e manutenção de uma dieta saudável associada a atividade física para toda a família. Casos mais graves devem ser encaminhados para o serviço terciário o mais rápido possível”, alerta a médica e professora do Departamento de Pediatria da FCM da Unicamp.