FCM capacitará 107 funcionários da Saúde de Campinas

Um grupo de 107 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Campinas participarão de dois cursos gratuitos oferecidos pela Escola de Extensão (Extecamp) da Unicamp e Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde de Campinas (CETPS). Do total de alunos, 74 participarão do curso de Apoio Matricial e 33 participarão do curso de Gestão em Serviços de Saúde.

Os cursos fazem parte de um projeto de pesquisa ligado ao CNPq e são coordenados por Gastão Wagner de Sousa Campos, professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Serão realizados 32 encontros presenciais de quatro horas durante um ano e meio.

Os cursos propõem trabalhar conceitos e teorias do campo de saber da saúde coletiva, clínica ampliada e compartilhada e da metodologia apoio Paideia a partir da prática profissional de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais que compõem o apoio matricial da rede de Saúde de Campinas.

“Pretendemos avaliar o impacto da formação nos processo de trabalho nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) durante os cursos”, disse Gastão Wagner durante a abertura dos cursos, ocorrida na terça-feira (13) no anfiteatro do Gastrocentro da Unicamp.

O chefe do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Edison Bueno, presente na abertura dos cursos, lembrou de três práticas propostas por Sérgio Arouca quando o médico sanitarista trabalhou na Unicamp. Arouca propunha três práticas que a reforma sanitária deveria estudar: a prática teórica, que diz respeito ao conhecimento; a prática ideológica, referente à formação da consciência e a prática política, que estuda a distribuição de poder na sociedade.

“Desejamos que os cursos desenvolvam essas três práticas e as consolidem no coração e mentes de vocês. Esperamos que, de fato, isto contribua para o consolidação do SUS no país”, disse Bueno.

Alóide Ladeia Guimarães, coordenadora do CETS, disse que muitos trabalhadores da Secretaria de Saúde de Campinas se declaram como matriciadores e isso motivou a organização dos cursos. Ela espera que todos aproveitem e explorem as oportunidades que a Unicamp e a equipe do Coletivo de Estudos e Apoio Paidea do Departamento de Saúde Coletiva da FCM irão oferecer.

“Troquem experiências com outros colegas de trabalho, com a equipe de monitores e cuidem da evolução funcional de vocês”, aconselhou Alóide.