FCM promove semana dedicada à pesquisa com apresentação de 148 trabalhos

De 18 a 21 de maio acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a 8ª Semana de Pesquisa. A programação reúne a produção científica da faculdade com o objetivo de facilitar o contato entre os diferentes grupos de pesquisa da unidade. Os 148 trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora e os três melhores serão premiados no último dia do evento.  (Veja lista e horário das apresentações).

A abertura da 8ª Semana de Pesquisa foi na manhã dessa segunda-feira (18), no Salão Nobre da FCM, com palestra da pró-reitora de pesquisa da Unicamp, Glaucia Pastore, sobre as principais perspectivas e desafios da pesquisa científica na Unicamp. Ao longo do dia, pesquisadores de destaque da Unicamp farão palestras nas áreas de clínica e genômica, envelhecimento, ética em pesquisa, patrimônio genético e propriedade intelectual.

“A área médica de uma Universidade é sempre um grande cartão de visita, porque é onde tudo repercute. Se você tem ações de assistência e pesquisa bem integradas, o nome da instituição desenvolvido e bem marcado. Nos rankings internacionais, a Unicamp tinha uma deficiência, que era como nos enxergavam. Passamos, então, a usar a métrica de avaliação da Web of Sciense e implantamos o Somos para mostrar a produção individual de cada docente”, disse Pastore.

O diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro disse que uma boa faculdade está extremamente ligada onde a pesquisa permeia a graduação, a pós-graduação e a residência médica. “O nosso objetivo é apoiar fortemente a pesquisa, principalmente que une os grupos entre si dentro da faculdade e entre a FCM com outros institutos. Teremos, nos próximos anos, uma série de atividades de estímulo à pesquisa na FCM”, disse Toro.

A Semana de Pesquisa da FCM reúne trabalhos acadêmicos em todos os níveis, da iniciação científica ao pós-doutorado. De acordo com a coordenadora da Comissão de Pesquisa da FCM Luiza Moretti, a Semana é o momento em que toda a comunidade acadêmica da unidade está dedicada a pensar sobre o trabalho desenvolvido pelos seus diferentes grupos de pesquisa. “Esse é um momento bastante nobre. Todos param para pensar na questão fazendo, preparam seus resumos, montam os pôsteres, apresentam e ouvem a opinião de cerca de 50 docentes convidados a avaliar os trabalhos”, disse Luiza.

A pesquisadora também aproveitou a oportunidade para destacar a atuação da FCM nas atividades de pesquisa da Unicamp e reiterou o apoio da Comissão de Pesquisa aos novos pesquisadores. Atualmente, a FCM é a unidade de ensino com a maior produtividade científica da universidade, com o maior número de publicações. Dados do Anuário Estatístico da Unicamp revelam 172 linhas de pesquisa, 871 projetos com financiamento e cerca de 100 laboratórios. Entre os grandes projetos, destacam: 8 Projetos Temáticos, 2 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), 2 Programas de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) e 2 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

Novos projetos de pesquisa
Os pesquisadores da FCM interessados na submissão de novos projetos de pesquisa devem buscar as linhas de financiamento, sendo as principais, aquelas oriundas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). “Existem também muitos convênios com instituições do exterior e que envolve o aporte financeiro. A Unicamp também possui as suas linhas de financiamento. A Comissão de pesquisa pode orientar os pesquisadores na redação e submissão dos projetos. A Pró-Reitoria de Pesquisa também criou uma área de apoio ao pesquisador, onde ele pode buscar auxílio sobre a formatação dos projetos e prestação de contas”, explicou Luiza.