Medicina e Fonoaudiologia recebem cinco estrelas do Guia do Estudante

Os cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas FCM da Unicamp receberam cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. O resultado será publicado na edição de outubro da revista. Desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio, o curso de medicina ocupa a primeira colocação como o mais disputado da Universidade. Em 2015, a relação de candidato para as 110 vagas oferecidas foi de 203,8 na primeira fase do vestibular da Unicamp. O curso de Fonoaudiologia oferece 30 vagas e a relação candidato-vaga no ano passado foi de 11, segundo dados da Comvest.

Na opinião de Emilio C. E. Baracat, coordenador do curso de graduação em Medicina da FCM, o corpo docente altamente qualificado da FCM, o uso de novas tecnologias para o ensino médico, o estímulo à pesquisa desde o primeiro ano, a imersão dos alunos a partir do quarto ano em vivências de atendimento clínico com estágio supervisionado e o aprimoramento contínuo das disciplinas do curso, regido pelos princípios da reforma curricular, são os principais pontos que devem ter contribuído para a avaliação do GE.

“Temos três avaliações externas que colocam o curso de Medicina na Unicamp sempre à frente de outras instituições de ensino, como a prova do Cremesp, o ENADE e o Teste de Progresso. Desde o primeiro ano, os estudantes são estimulados a desenvolverem projetos de iniciação científica e vivenciam o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Campinas. Já a partir do quarto ano do curso eles passam a atuar no Hospital de Clínicas (HC), no Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism) da Unicamp e no Hospital Estadual Sumaré (HES) – áreas chamadas de campos de estágio – com a supervisão dos professores. Usamos a simulação médica, a telemedicina, a plataforma MOODLE, o software de anatomia, a sala de imagens e outros recursos avançados na incorporação do conhecimento pelo aluno. Temos, ainda, uma prova prática anual de competências clínicas para alunos do quinto e sexto ano, que avalia conhecimento, habilidade e atitude do aluno frente às situações simuladas do ato médico, dentro do preconizado pelas novas diretrizes curriculares e do que a FCM entende como ‘o médico que queremos formar’”, explica Emílio.

A coordenadora de graduação do curso de Fonoaudiologia da FCM, Christiane Marques do Couto, disse que vários fatores contribuíram para essa avaliação do GE, dentre eles o projeto pedagógico que respeita não apenas as Diretrizes Nacionais, mas procura contemplar o panorama recente da profissão e a alta titulação e comprometimento do corpo docente do curso de Fonoaudiologia da FCM da Unicamp.

“O currículo contempla a formação do profissional e  a possibilidade do aluno desenvolver sua competência numa equipe multidisciplinar. As parcerias estabelecidas com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), os Institutos de Física e de Biologia e a estrutura oferecida pela FCM como laboratórios, bibliotecas, salas de aulas, material áudio visual, funcionários, rede de estágio, baixa evasão de alunos e rápida inserção no mercado de trabalho dos egressos e a própria nota do ENADE, mostram a qualidade do curso e nosso papel como instituição pública consciente da responsabilidade em entregar ao país profissionais competentes”, disse Christiane.

O Guia do Estudante (GE) realiza a avaliação anual de cursos superiores há mais de 22 anos. Durante nove meses, os profissionais do GE contaram com a ajuda de professores e coordenadores de 2.053 faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados. (Veja os critérios de avaliação do GE).