Reunião da Denem acontece esta semana na FCM

De 5 a 8 de março, acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, seminários de gestão da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) e reunião dos órgãos executivos (ROEX) da Denem. A expectativa dos organizadores é de que, aproximadamente, 40 a 50 representantes de 200 Centros Acadêmicos participem do encontro, além de alunos de Medicina e também alunos de outras áreas da Unicamp. O abertura do evento acontece no anfiteatro 1 da FCM, às 18h30, com a presença de Suelen Nunes, coordenadora geral da Denem. Veja programação e inscrição.

De acordo com André Palma, aluno do quinto ano do curso de Medicina e coordenador de educação em saúde da Denem, desde 2009 o Centro Acadêmico Adolfo Lutz não sedia um evento como este. “Estamos certos de que este evento pode contribuir para os estudantes da Unicamp, em especial aos calouros que ingressam agora na 53ª turma de nossa. A reunião dos órgãos executivos será no sábado e domingo. É a reunião de todos os centros acadêmicos do Brasil. Nela, todo estudante de medicina presente tem direito a voz”, disse André.

O quintoanista da FCM e um dos responsáveis pela organização do evento destaca, da programação, os seminários “o espaço de opressão no ambiente universitário” que ocorrerá na quinta-feira, dia 5, às 18h15, no anfiteatro 1 da FCM. Este evento é aberto para toda a Unicamp. Já o espaço sobre "o que é ser médico hoje?", que acontece na sexta (6), ao meio-dia, é para alunos que estão entrando agora na FCM. Este seminário aborda mitos e verdades sobre a profissão médica.

“O Estado de São Paulo está vivendo um momento em que a discussão do trote está colocada à público.  Vamos mostrar o que está sendo feito na Unicamp e também dar uma visão mais científica do problema. Vamos discutir o papel idealizado do médico e a questão de poder”, explicou.