XIII Semana de Fonoaudiologia da Unicamp promove integração entre estudantes e profissionais

Começou nesta segunda-feira (21), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a XIII Semana de Fonoaudiologia, evento acadêmico que tem a finalidade de promover a aquisição de novos conhecimentos por meio de atividades científicas e reforçar a integração entre estudantes e profissionais de todas as áreas relacionadas com a Fonoaudiologia.

Durante uma semana, acontecem palestras e mesas redondas com a participação de diversos profissionais convidados, apresentação e premiação de trabalhos de pesquisas e atividades sociais para a integração dos estudantes de Fonoaudiologia da Unicamp e de outras universidades do Brasil. O encerramento será na sexta-feira (25) com a premiação dos trabalhos inscritos na XIII Semafon.

De acordo com Jonathan Vinícius Costa, presidente da Comissão Organizadora da XIII Semana de Fonoaudiologia, o evento foi pensado com muito carinho na tentativa de amenizar as angústias dos alunos frente às diversas possibilidades de atuação profissional que a formação em Fonoaudiologia oferece. “A Semafon é uma experiências única que vai, definitivamente, contribuir para o desenvolvimento acadêmico de todos”, disse Jonathan.

Maria Francisca Colella dos Santos, coordenadora geral da XIII Semafon, parabenizou os 24 alunos da equipe de organização e disse que todos trabalharam com dedicação, ética, determinação e competência. A coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM, Christiane Marques do Couto, ressaltou a grande qualidade científica da programação e também a participação dos docentes. Adriana Laplane, vice coordenadora da XIII Semafon, parabenizou a todos pelo evento.

Rita de Cássia Ietto Montilha, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da FCM da Unicamp disse que o evento reúne a comunidade da faculdade na discussão dos diferentes saberes e da interdisciplinaridade. A coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre) Angélica Bronzatto, destacou que Semafon tem demonstrado, no decorrer dos anos, a importância na formação dos alunos e a socialização de trabalhos na área da saúde e educação.

“A Semafon permite aos alunos articularem conhecimentos de outras áreas e experimentarem novos modelos de integração. A Universidade permite o surgimento de novas ideias, e a FCM vê a iniciativa e a atitude dos alunos com algo importante na construção desse processo”, disse o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes.

O pró-reitor de Graduação da Unicamp, Luis Alberto Magna, disse que o sucesso da Universidade é a união de diversos fatores e um deles é ter alunos altamente qualificados, exigentes e instigantes. Segundo Magna, a organização de eventos como a Semafon permite ao corpo docente ir além da produção do conhecimento científico.

“Nossa universidade é reconhecida pela sociedade como uma referência no atendimento de saúde. Temos na Fonoaudiologia um exemplo de integração e na aplicação imediata de novas metodologias e procedimentos para minorar as dificuldades que vivenciamos no contato com o paciente”, reforçou Magna.

A Semana de Fonoaudiologia foi criada em 2003, por iniciativa das alunas da primeira e segunda turmas do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, em conjunto com a professora Maria Francisca Colella dos Santos. Desde então, vem crescendo ano a ano com muito trabalho em equipe para incentivar a troca de conhecimentos científicos entre estudantes e profissionais.