Márcio Tolentino profere aula magna para a 54ª turma de Medicina

O gastroenterologista Márcio Matheus Tolentino, aluno da primeira turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, proferiu a aula magna intitulada “A paçoca da dona Nena” para os alunos da 54ª turma de Medicina. A aula aconteceu na sexta-feira (26), no Salão Nobre da FCM, e foi acompanhada por pais, alunos, professores e decanos da primeira turma de Medicina, de 1963.

“As metáforas ajudam no exercício da pedagogia. A medicina caminha por três universos paralelos – científico, técnico e econômico – e é nutrida pela vocação e embasada pela ética. O paciente é a motivação para exercer a nossa profissão”, disse Márcio.

O coordenador de graduação do curso de Medicina da FCM, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, disse que a aula magna é um marco dentro da faculdade e que acontece desde a instituição do curso. Em 1963, a aula magna foi proferida pelo oftalmologista Antonio Augusto de Almeida. “Minha expectativa é que cada aluno ingressante tenha a percepção que os próximos anos serão os mais importante de suas vidas”, disse.

O diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, disse que a faculdade e o curso têm características próprias: estão num campus com todas as áreas do conhecimento que possibilitam intensa convivência e hospitais que servem de local de ensino. “Nosso papel é recebê-los dentro de suas expectativas e competências e transformá-los em médicos em seis anos”, disse.

Durante a apresentação da aula magna, Márcio Tolentino revelou que após o término do curso de Medicina, em 1968, passou pelas três Universidades paulistas, mas que seu coração ficou na Unicamp, assim como os meus amigos. Para homenagear Tolentino, Rogério Antunes Pereira Filho, Luis Yoshida e Irene Metze, decanos da primeira turma, gravaram depoimentos sobre o amigo. (Veja o vídeo).

Emocionado após ser aplaudido de pé, sentenciou: “A ciência não é tudo na Medicina. O ser humano não é uma equação lógica. A medicina é uma profissão, acima de tudo, artesanal”.

Assista a aula magna "A paçoca da dona Nena".