Fóruns Permanentes: Diálogos sobre Subjetividades dos Povos Indígenas e Desafios da Permanência na Universidade
Publicado por: Camila Delmondes
22 de abril de 2024

Local: Centro de Convenções da UNICAMP

Lembrete: Somente com a participação PRESENCIAL haverá certificado.

Evento: GRATUITO

Inscrições: https://extecult.proec.unicamp.br/evento/17/inscrito/novo

Link do evento: https://www.proec.unicamp.br/dialogos-sobre-subjetividades-dos-povos-indigenas-e-desafios-da-permanencia-na-universidade/

Unidades/Órgãos envolvidos: Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Instituto de Artes (IA), Faculdade de Educação (FE), Comissão Assessora para Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (CAIAPI), Rede de Escuta e Desaprendizagens Étnico-Subjetivas (REDES), Raiz das Imagens (Cinema e Ação).

Organizadores:
Nelson Filice de Barros
Verônica Fabrini Machado de Almeida
Rafael Afonso da Silva
Chantal Victoria Medaets
Érica Soares Assis
Daniela Raquel Carl

22/05/2024 (quarta-feira)

9h – Abertura

9h30 – Vídeo – Pré-estreia Documentário: Os Caminhos da Cura

Nascido em oficinas de audiovisual da UNICAMP, este documentário é conduzido por um acadêmico Yepã Mahsã que assume a câmera para relatar sua própria jornada. Com uma perspectiva crítica e profunda, o filme aborda as experiências e
subjetividades dos povos indígenas, destacando os desafios enfrentados por eles na busca pela permanência no ambiente universitário.

10h40 – Coffee Break

11h- Mesa de Diálogos: “Cinema como Ação e Reflexão”

Rodrigo Soares – Cineasta, co-fundador do Coletivo Raiz das Imagens.
Yupuri – Realizador audiovisual da etnia Yepã Mahsã.
Verônica Fabrini – Docente do Instituto de Artes e colaboradora da CAIAPI.
Edu Ioschpe – Cineasta, co-fundador do Coletivo Raiz das Imagens.
Luciene Rodrigues – Acadêmica de Administração Pública do povo Kanamari.

Mediador – Nelson Filice de Barros.

12h30 – Almoço

14h – Mesa de Diálogos: “Subjetividades Indígenas e Encontros Culturais”

Érica Soares Assis – Psicóloga, atua na Rede de Escuta e Desaprendizagens Étnico-subjetivas.
Lene Munduruku – Pedagoga, membra das Acadêmicas Indígenas Uirapuru da UNICAMP.
Tânia Maron Vichi Freire de Mello – Psiquiatra, coordenadora do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (SAPPE/UNICAMP).
Lucila de Jesus Melo Gonçalves – Psicóloga, atua na Rede de Atenção à Pessoa Indígena do Instituto de Psicologia da USP.
Rafael Afonso da Silva – Sociólogo do Departamento de Saúde Coletiva da FCM UNICAMP.

15h30 – Coffee Break

16h – Palestra de Encerramento: “Medicinas e Cuidado Integral”

Álvaro Tukano – líder político e espiritual da Terra Indígena Balaio.

17h – Encerramento

Notícias mais recentes

Reciclando Dermatologia - reunião de maio

Reunião DTG: Bom uso e abusos da cesárea

(Divulgação) Universidad Cayetano Heredia: Escola de Inverno - Extensão em Saúde Pública (inscrição até 26/06)

University of Barcelona's Institute of Biomedical Research hosted Raquel Leal, from SMS Unicamp, as a visiting professor

HC: Podcast Ressonância de maio sobre problemas de coluna

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM