Entre Equipamentos e imagens

Desde sua criação, em 1963, o Ensino na Faculdade de Ciências Médicas teve como principal objetivo unir a teoria e a prática, para atender as necessidades da formação médica.

 

Para tanto, desde seus primeiros anos de vida, foram necessários além da contratação de professores titulados, a instalação de laboratórios equipados, bibliotecas e a elaboração de uma estrutura curricular que teve como meta desenvolver as competências e habilidades pertinentes a prática profissional. No começo, montar a estrutura para atender as necessidades de formação médica não foi nada fácil, sobretudo porque a Faculdade de Ciências Médicas não contava com uma sede própria, sendo instalada provisoriamente na Maternidade de Campinas - na época ainda em construção-e depois transferida para o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Campinas, que abrigava junto as salas de aula, os laboratórios e a biblioteca instalada em uma pequena sala de leitura.

 

As aulas práticas junto ao serviço do local proporcionavam aos alunos um cenário de prática diversificado. Todos esses recursos importantes estavam dispersos em diferentes locais, onde funcionavam os departamentos e disciplinas da FCM. Embora nesses anos iniciais, a FCM, bem como a própria Unicamp tenham passado por algumas dificuldades para a instalação dos seus laboratórios, tanto didáticos quanto de pesquisa, o empenho dos professores e dos primeiros alunos que ingressaram na Faculdade foi fundamental. E soluções para driblar os poucos recursos financeiros foram bastante criativas e contaram com o apoio de vários pesquisadores e institutos tanto nacionais quanto internacionais.

 

A Faculdade de Ciências Médicas sempre contou com um corpo docente preparado para manter o ensino médico em um alto nível de qualidade. Além de formação profissional, os cursos de graduação sempre trabalharam no sentido de estimular a pesquisa e a produção científica. A fim de que isso ocorresse foi necessário criar uma infraestrutura que envolvesse salas de aulas, laboratórios equipados com recursos técnicos e materiais didáticos como lâminas microscópicas, peças anatômicas e necropsias, prédio de habilidades, núcleo de cirurgia experimental,etc.

 

A presença de uma biblioteca bem equipada com livros e periódicos para a aquisição, bem como a atualização constante dos saberes que, na área da saúde estão em constante evolução, também contribuiu para que os processos de ensino e aprendizagem ocorressem da melhor forma possível. Tendo isso em vista, o objetivo dessa exposição é mostrar como foi desenvolvida nos primeiros anos a estrutura de ensino na FCM, através de documentos, imagens e equipamentos que retratam a realidade dos alunos em um contexto bem diferente do mundo tecnológico que vivemos nos dias de hoje.