Dengue, Chikungunya e Zika

ATENÇÃO

  FCM  A Cipa FCM pede a colaboração de todos os docentes, servidores e alunos no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

   Estamos realizando as vistorias e a comunidade está atenta! Não encontramos focos e todo esse cuidado deve continuar durante todo o ano!

 

Acompanhe:

UNICAMP: 2020 que o CECOM divulgou, acesse o site:  https://dengue.cecom.unicamp.br/ 

 CAMPINAS:   A Prefeitura de Campinas prevê que a cidade enfrentará, em 2020, uma epidemia de dengue, com a suspeita de que se pode repetir os números de 2015, quando 65 mil pessoas ficaram doentes e foram registradas 15 mortes. E para fazer frente a essa expectativa, a Prefeitura de Campinas prepara uma operação de guerra com a instalação de “dengários”, contratação de hemogramas, entre outras medidas. A previsão é feita a partir dos dados do boletim epidemiológico do MS (Ministério da Saúde). 

“Dengários”

A prefeitura terá quatro “dengários” que serão instalados nos Hospitais Mário Gatti, Ouro Verde e nas UPAs Carlos Lourenço e Campo Grande. Os “dengários” são espaços destinados exclusivamente para atender pacientes da doença, com cadeiras para hidratação.

https://blogdarose.band.uol.com.br/campinas-tera-epidemia-de-dengue-em-2020-e-prefeitura-prepara-operacao-de-guerra/ 

 

 

CURIOSIDADE: 

O ovo do Aedes Aegypti pode sobreviver até 450 dias, mesmo que o local onde foi depositado esteja seco. Se receber água, o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva, pupa, atingindo a fase adulta dentro de 2 a 3 dias, por isso, é importante eliminar a água e lavar os recipientes com água e sabão.
 

 

Informação _ Dispomos aqui alguns materias para consulta - Na conduta e combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti e sobre as doenças por ele transmitidas.

 - http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes

 - Cartilha sobre a dengue do MS

 - Reportagem sobre os hábitos do mosquito

 - Instituto Oswaldo Cruz

 - Prevenção e combate Dengue, Chikungunya e Zika

 - Uso de água sanitária para combate aos focos do mosquito

 - Mitos e verdades