Médicos da FCM são homenageados na Câmara Municipal de Campinas

Enviado por fcmAdm em Qui, 17/10/2013 - 11:35

Os médicos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Rosana Teresa Onocko Campos, Claudio Saddy Rodrigues Coy e José Carlos Pareja recebe na sexta-feira (18), às 20 horas, na Câmara Municipal de Campinas, o diploma de mérito médico “Dr. Roberto Maia Rocha Campos” pelos relevantes serviços realizados no campo da medicina no município de Campinas, SP. As indicações ao prêmio partiram dos vereados Pedro Tourinho e Luis Lauro Filho.

Os demais homenageados são Maria de Fátima de Campos Marciano, José Roberto Sampataro Hansen, José Ronaldo de Castro Roston e Rodrigo Pinto Gimenez. A indicação é dos vereadores Campos Filho e Luiz Henrique Cirilo. A solenidade acontece no plenário José Maria Matosinho, à avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, bairro Ponte Preta, Campinas, SP.

O diploma de mérito médico “Dr. Roberto Maia Rocha Brito" é de autoria do ex- vereador Carlos Signorelli e do vereador Campos Filho. Ele é concedido aos profissionais médicos, em todas as suas formas e manifestações, que tenham se destacado tanto por relevantes serviços prestados à comunidade campineira, quer seja na pesquisa médico científica, na atuação acadêmica ou no desempenho profissional.

Sobre os homenageados da FCM da Unicamp

Rosana Teresa Onocko Campos

Possui graduação em Ciências Médicas pela Universidade Nacional de Rosário (1986), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Desde 2004 é professora Unicamp e coordena o programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: saúde coletiva, gestão e subjetividade, saúde mental, planejamento em saúde e políticas públicas, avaliação de políticas e serviços. Participa ativamente da formação de médicos e é supervisora dos Programas de Aprimoramento em Saúde Mental e em planejamento e administração de serviços de saúde, desde 1998. Coordena o grupo de pesquisa Saúde Coletiva e saúde mental: Interfaces desde 2003. É responsável pela "Pesquisa Avaliativa de Saúde Mental: indicadores para avaliação e monitoramento dos CAPS III do Estado de São Paulo" e coordena o projeto Alliance de Recherche Université et Communauté (ARUC) no Brasil. Além disso, é orientadora de mestrado e doutorado.

Claudio Saddy Rodrigues Coy

É professor adjunto do departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas. Fez graduação em Medicina (1985), mestrado (1993), doutorado (1997) e livre-docência (2007) em Ciências da Cirurgia na FCM da Unicamp É coordenador do Grupo de Coloproctologia da Unicamp, membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Grupo de Estudos de Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB). É membro da American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE)

José Carlos Pareja

José Carlos Pareja, formou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1966. Em 1974, obteve o título de doutor em Cirurgia. Em 1982 foi contratado pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp na área de Doenças do Aparelho Digestivo. Em 1988, foi assessor do secretário de saúde Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, e coordenador dos Hospitais Públicos do Estado de São Paulo. Em 1990 passou a ser coordenador do Grupo de Cirurgia de vias biliares e pâncreas da Unicamp. Em 1990, foi o autor do projeto de colaboração entre a Universidade de Campinas, Unicamp, e a Japan International Cooperation Agency (JICA), do Japão e coordenador do Gastrocentro até o ano de 1996. Este projeto, em parceria com a JICA foi de fundamental importância para o desenvolvimento da cirurgia de câncer do aparelho digestivo no Departamento de Cirurgia da Unicamp. Em 1998, foi introdutor e coordenador do Grupo de Cirurgia de Obesidade da Unicamp e criou o Centro de Cirurgia de Obesidade de Campinas como atividade privada. Desde 1996, vem participando anualmente nos Congressos Americano e Mundial de Cirurgia de Obesidade.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp