Qualificações e Defesas - Detalhes

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E RESPOSTA CELULAR NA PRESENÇA DO RESVERATROL E DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cyperus articulatus ASSOCIADOS AO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO OU A UM CIMENTO BIOCERÂMICO OBTURADOR

Candidato(a): Cláudia Fernandes de Magalhães Silveira
Orientador(a): Angelica Zaninelli Schreiber

Apresentação de Defesa
Curso: Doutorado em Ciências Médicas
Local: Anfiteatro da pós-graduação/FCM
Data: 23/09/2024 - 09:00 hrs
Banca avaliadora
Titulares
Angelica Zaninelli Schreiber - Presidente
Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola - Faculdade UNA
Aguinaldo Silva Garcez Segundo - Centro de Estudos Odontológicos São Leopoldo Mandic
Marcelo Brocchi
Fabio Husemann Menezes
Suplentes
Laís Pontes
Rogério Heládio Lopes Motta - Faculdade São Leopoldo Mandic
Daniel Guimarães Pedro Rocha - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

Em endodontia, o preparo químico-mecânico produz uma redução significativa da quantidade de microrganismos do interior do sistema de canais radiculares. Este procedimento pode ser complementado pelo uso de medicamentos intracanal, bem como pela utilização de um cimento endodôntico obturador com propriedades antimicrobianas, a fim de aumentar a possibilidade de sucesso da terapia endodôntica. O hidróxido de cálcio (HC) representa a medicação intracanal mais utilizada entre sessões, sendo o seu mecanismo de ação resultado da dissociação de íons hidroxila e cálcio, com consequente aumento de pH, o que lhe confere ação antimicrobiana e indutora de mineralização. No entanto, pastas de HC convencionais não demonstram eficácia contra todos os tipos de microrganismos encontrados no sistema de canais radiculares. Os cimentos obturadores também podem ser importantes no controle da infecção, uma vez que microrganismos que possivelmente sobrevivam após os protocolos de instrumentação/medicação intracanal podem ser inativados/sepultados pelo selamento tridimensional obtido após a etapa de obturação. Vários compostos de origem vegetal têm atraído atenção crescente de pesquisadores nos últimos anos. Dentre eles, destaca-se o óleo de Cyperus articulatus L., planta nativa da Amazônia e o resveratrol (RSV), um polifenol encontrado nas uvas, no vinho tinto e em alguns grãos. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana e resposta celular na presença do RSV associado ao HC ou a dois cimentos obturadores (cimento biocerâmico Endosequence BC Sealer HiFlow e cimento resinoso AH Plus Jet), e do óleo essencial de Cyperus articulatus associado ao HC. A citocompatibilidade em células de fibroblastos provenientes de gengiva de ratos 3T3 – E1, células semelhantes a osteoblastos humanos (Saos-2) e células-tronco mesenquimais humanas imortalizadas foi avaliada por meio de ensaio de metiltiazol tetrazólio (MTT). Para os testes microbiológicos, inicialmente foi determinada a concentração inibitória mínima (CIM) do óleo essencial de C. articulatus frente a E. faecalis e C. albicans pelo método de microdiluição em caldo. A atividade antimicrobiana e antibiofilme frente a E.faecalis e C. albicans dos produtos comerciais/associações para uso como curativo de demora foi avaliada por meio de testes de contato direto e cristal violeta, respectivamente. A atividade antimicrobiana dos cimentos obturadores associados ou não ao RSV foi avaliada por meio do teste de contato direto modificado, frente ao biofilme maduro dual de E. faecalis e C. albicans. Os resultados mostraram que, com relação aos medicamentos para uso intracanal, todos os medicamentos testados mostraram citocompatibilidade para as células SAOS-2 em todas as diluições testadas, e para as células 3T3 nas maiores diluições. O HC associado ao propilenoglicol na diluição 1:10 associado ou não ao RSV a 0,25 µM mostrou maior citocompatibilidade das células-tronco mesenquimais. A CIM do óleo essencial de C. articulatus foi 9,4 mg.mL-1 para E. faecalis e 4,7 mg.mL-1 para C. albicans. Os resultados dos testes de contato direto e da biomassa mostraram que o óleo essencial de C. articulatus, bem como sua associação ao HC apresentaram excelente capacidade antimicrobiana. O HC associado ao RSV a 0,25 apresentou maior atividade antibiofilme. Considerando os cimentos obturadores, a adição do RSV a 0,25 µM ou 0,5 µM ao cimento biocerâmico não comprometeu a viabilidade das células-tronco, porém o cimento resinoso apresentou menor citocompatibilidade. A associação do RSV ao cimento biocerâmico não comprometeu sua atividade antimicrobiana e apresentou atividade de fosfatase alcalina e produção de nódulos de mineralização elevadas. Foi possível concluir que o óleo de C. articulatus, bem como sua associação ao HC apresentou citocompatibilidade e excelente capacidade antimicrobiana frente a E. faecalis e C. albicans. A associação do HC ao RSV a 0,25 µM apresentou citocompatibilidade em células-tronco mesenquimais e capacidade antimicrobiana. A associação do RSV ao cimento Endosequence BC Sealer HiFlow não alterou a viabilidade celular, apresentou atividade antimicrobiana, bem como induziu atividade de ALP e deposição de cálcio. Assim, tais associações aos compostos naturais podem representar uma nova alternativa com o objetivo de otimizar o resultado final do tratamento endodôntico.