Otorrinolaringologia Ocupaciona

Equipe

Docente responsável

Prof. Dr. Everardo A. Costa

Colaborador assistente

Dr. Marcelo H. Sampaio

Fonoaudiólogas

Fga. Sílvia Badur Curi
Fga. Luciane Calonga
 

Histórico

O setor de Otorrinolaringologia Ocupacional do HC-UNICAMP foi constituído em agosto de 1994 pelo Prof. Dr. Everardo A. Costa, como resposta à crescente necessidade do trabalho conjunto com a Medicina do Trabalho, um melhor atendimento aos pedidos de interconsulta médica na área ocupacional, e a uma melhor atenção aos pacientes com patologias otorrinolaringológicas de origem ocupacional.

Objetivos

O setor de Otorrinolaringologia Ocupacional visa o atendimento de pacientes no ambulatório de Otorrinolaringologia do HC-UNICAMP, a elaboração de relatórios médicos de interconsulta, principalmente solicitados por médicos do trabalho e de outras especialidades, a elaboração de protocolos de atendimento, o desenvolvimento de produção científica na área de otorrinolaringologia ocupacional, e o treinamento de médicos residentes em otorrinolaringologia, médicos do trabalho e fonoaudiólogas.

Constituição

O setor é constituído por uma equipe de otorrinolaringologistas responsáveis pelo atendimento e elaboração de relatórios médicos, e por uma equipe de fonoaudiólogas responsáveis pela execução de audiometrias. Além disso, estagiários médicos e fonoaudiólogos participam da equipe durante as reuniões clínicas e na execução de trabalhos científicos e de pós graduação.

Organização

O atendimento médico ambulatorial do setor é realizado por dois médicos residentes da disciplina de otorrinolaringologia e cabeça e pescoço da Unicamp, com supervisão do docente responsável, às quartas feiras a partir das 13:00h. Os exames audiométricos dos pacientes são executados no mesmo dia do atendimento nas salas de audiometria do próprio ambulatório. Há a realização das reuniões clínicas do setor, todas às quartas-feiras, das 15:00 às 17:00 horas, abertas aos residentes, estagiários e visitantes, nas quais há a discussão de todos os casos atendidos no nosso ambulatório, de trabalhos científicos, e de projetos de pesquisa. A elaboração dos relatórios médicos é feita também durante as reuniões clínicas.