Laboratório de Genética do Câncer (LAGECA)

LAGECA

Operários por Tarsila do Amaral (1933)

O câncer é a segunda causa de mortalidade no Brasil, o que, em números, corresponde cerca de 15% do total de óbitos, perdendo apenas para doenças originárias do sistema circulatório, como diabetes, infarto e hipertensão.

No Brasil somos produto da intensa miscigenação de indivíduos de três raízes ancestrais: ameríndia, européia e africana; os indivíduos da nossa população apresentam os maiores níveis de variabilidade genética do planeta.

Os pesquisadores do Laboratório de Genética do Câncer (LAGECA) dedicam-se à avaliação de anormalidades genéticas hereditárias e adquiridas em câncer no Brasil.

Os estudos da influência de polimorfismos gênicos na ocorrência de neoplasias e em suas manifestações clínicas e a identificação de anormalidades cromossômicas e gênicas herdadas em pacientes com neoplasias merecem destaque na primeira linha de investigação desenvolvida por pesquisadores do grupo.

Já as anormalidades cromossômicas e gênicas adquiridas em neoplasias são o foco de atividade dos pesquisadores na segunda linha de investigação desenvolvida pelo grupo.

Inúmeros trabalhos foram apresentados em eventos nacionais e internacionais da área e foram selecionados para publicação em periódicos de circulação internacional.

Publicações científicas

ENSINO E PESQUISA

Os pesquisadores do LAGECA estão vinculados aos programas de pós-graduação em "Clínica Médica" e "Fisiopatologia Médica" da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP.

Recentemente, o programa de "Mestrado em Oncologia" foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como um novo curso de pós-graduação da FCM da UNICAMP.

O curso visa formar profissionais (assistentes sociais, biólogos, biomédicos, cientistas sociais, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, odontologistas, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais) para atuar nas áreas diversas e integradas do cuidado ao paciente oncológico, capacitando-os ainda a desenvolver pesquisas aplicadas a serviços e sistemas de saúde, tendo como metas a obtenção de novos modelos, programas e tecnologias para o trabalho em saúde em serviços de atendimento ao paciente oncológico.

O programa conta com uma única área de concentração, “Oncologia”. O programa conta com três linhas de pesquisa aplicada, “Epidemiologia, Processos Patológicos e Prevenção do Câncer”, “Oncologia Clínica e Cirúrgica” e “Diagnóstico e Suporte ao Paciente Oncológico”, que abrangem os principais temas relacionados ao cuidado ao paciente oncológico, como assistência médica, exames diagnósticos e tratamento radioterápico, farmácia clínica e farmacoeconomia, cuidado nutricional, oncogenética, reabilitação de funções vitais, assistência odontológica, saúde mental e cuidados na terminalidade.

O curso tem duração mínima de um ano e meio a no máximo dois anos.

Pesquisadores do LAGECA

Prêmio Zeferino Vaz
Data: 02/12/2022

A profa. Carmen Silvia Passos Lima foi laureada com uma das mais altas honrarias da universidade: o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz.

Programa Trocando em Miúdos
Data: 05/04/2022

Tecnologia associa prata ao anti-inflamatório nimesulida para tratamento de câncer de pele

Equipe da Unicamp e Uniara ficou em 1º lugar no Programa ASTRo Roche 2019

Data: 05/12/2019

A edição de 2019 do Programa ASTRo (Applied Science Trail Roche), programa de aceleração de tecnologia desenvolvido pela Roche com a Biominas Brasil, finalizou com a classificação em primeiro lugar da equipe BioMetals, formada por pesquisadores e docentes do Instituto de Química (IQ) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de Araraquara (UNIARA).

Douglas Nakahata, Wilton Lustri, Silmara Frajacomo, Raphael Ferraz de Paiva, Pedro Corbi, Carmen Lima, Tuany Cândido e Carlos Manzano

Equipe de pesquisadores da Uniara e Unicamp conquistou primeiro lugar no programa de aceleração de tecnologia ASTRo

Identificadas alterações genéticas responsáveis pela formação de tumores cerebrais de alto grau

Data: 12/09/2019

Autores: Vivian Castro de Antunes Vasconcelos e Carmen Silvia Passos Lima

Texto: Carmo Gallo Neto; Fotos: Antonio Scarpinetti; Edição de imagem: Alex Matos

Vivian Castro de Antunes Vasconcelos (Foto: Antonio Scarpinetti)

Tricampeã! Aluna da FCM recebe prêmio de melhor trabalho em conferência sobre melanoma cutâneo

Data: 24/08/2019

Com a pesquisa “Variants in STAT3 Gene in Cutaneous Melanoma Susceptibility and Functional Analysis”, a aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gabriela Vilas Boas Gomez, recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho da 13ª Conferência Brasileira Sobre Melanoma, realizada no início do mês, em Florianópolis. É a terceira vez que a pesquisadora conquista a honraria máxima, no evento (texto de Camila Delmondes).

Gabriela Vilas Bôas Gomez

FCM entrega prêmios aos trabalhos vencedores da XI Semana de Pesquisa

Data: 03/07/2018

O segundo lugar ficou para a pesquisa Associação de polimorfismos localizados em regiões regulatórias do splicing dos genes ADCY3 e CREB1 com o prognóstico do melanoma cutâneo, de Janet Keller Silva, Caroline Torricelli, Cristiane de Oliveira, Gabriela Vilas Boas Gomez, Wesley de Lima Oliveira, José Augusto Rinck-Junior, Carmen Silvia Passos Lima e Gustavo Jacob Lourenço.

Caroline Torricelli e Janet Keller Silva (Foto: Mario Moreira)

Pesquisa investiga processo que desencadeia crescimento de tumores: estudo abre novas possibilidades para o tratamento do linfoma

Data: 20/04/2018

Jornal da Universidade Estadual de Campinas