Motricidade

O tono muscular é avaliado pela palpação dos músculos, movimentação passiva dos membros e balanço passivo de extremidades.  Nos primeiros meses de vida, a cabeça do bebê deve sempre ser centralizada para o exame, pois, a presença do reflexo tônico-cervical assimétrico altera o tono caso a cabeça esteja lateralizada.
 

Centralização a cabeça para o exame neurológico
 
Durante o primeiro ano de vida o tônus muscular varia de flexor (no RN a termo) para hipotônico (entre 6 e 8 meses), até atingir valores normais no fim do primeiro ano de vida. O reflexo de Landau é muito útil para diferenciar a hipotonia fisiológica da hipotonia patológica.
 

Evolução do tono no primeiro ano de vida. 
 
 
Para avaliar se há hipertonia de ação, deve-se elevar a criança segurando-a pelas axilas. Caso haja hipertonia de ação, o paciente irá apresentar extensão das pernas, com predomínio do tono adulto.
 

Pesquisa de hipertonia de ação
 
 
Para avaliação da força muscular devemos observar principalmente se há alguma assimetria entre os membros através da manobra do rechaço. Na avaliação da força muscular de membros inferiores, coloca-se o bebê na beira da cama e observa-se se ele consegue manter as pernas elevadas. Pequenas assimetrias devem ser valorizadas.
 
 
Manobra do rechaço
 
Manobra da beira da cama
 
 
Pode ser difícil identificar hemiparesia leve no primeiro ano de vida. Nessa idade é importante perguntar se a criança apresenta preferência manual. Geralmente a definição da dominância manual não deve ocorrer no primeiro ano de vida. Um bebê com menos de um ano que mostra claramente preferência por uma das mãos, pode apresentar hemiparesia contralateral.  Outro sinal importante de hemiparesia na infância é manter a mão fechada .
 
Fraqueza proximal, muitas vezes associada à doença neuromuscular, pode ser avaliada pela manobra de Gowers. Nessa manobra pede-se que a criança sente no chão e levante. A manobra é positiva (sinalizando fraqueza muscular proximal) quando a criança se apóia no chão ou coxas para se levantar.
 

Manobra de Gowers
 
 
Os reflexos osteotendíneos são pesquisados utilizando-se a mesma técnica do exame neurológico do adulto. O reflexo cutâneo plantar deve ser em flexão a partir do momento em que o lactente adquire a marcha.
 

Pesquisa de reflexos ósteo-tendíneos