Aarão Mendes recebe medalha por trabalho com a saúde da mulher

O professor Aarão Mendes Pinto Neto, do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebe no dia 26 de novembro, às 20 horas, no Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas, a medalha de mérito “Força da Raça”, por seu trabalho, atenção e competência com a saúde da mulher. O prêmio é oferecido há 20 anos pelo grupo Força da Raça, entidade do movimento negro de Campinas fundada em abril de 1990 com o objetivo de lutar por igualdade de oportunidades para a população negra, principalmente nas áreas de educação e de desenvolvimento de ações de saúde. Já receberam a medalha a jogadora de basquete Magic Paula, o lutador de taekwondo Diogo Silva, o sambista Almir Guinetto, a deputada federal Janete Pietá, o jogador de futebol Ronaldão, entre outros.

“Aarão foi indicado ao prêmio pelas mulheres negras da Unicamp e do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism). Temos nele um exemplo profissional, além da competência, o carinho e a atenção com as pacientes que sofrem grandes discriminações em vários locais de atendimento” disse Edna Almeida Lourenço, presidente do grupo Força da Raça e secretária de combate ao racismo da macrorregião de Campinas e região.

Criado numa comunidade negra na cidade de Alagoas, MG, Aarão sempre manteve uma relação muito próxima com a cultura africana. Seus padrinhos são negros e muitas de suas pacientes também. Seu currículo é recheado de prêmios e homenagens, mas nenhuma delas o emociona tanto quanto a que receberá em Campinas. “A cultura negra me fascina e esta medalha extrapola qualquer questão material. Para mim, tem um significa espiritual”, confidenciou Aarão.

Aarão Mendes Pinto Neto concluiu o doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas em 1992. Atualmente é professor titular do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e chefe do Departamento de Tocoginecologia. Publicou 147 artigos completos em periódicos especializados. Possui um livro publicado e 11 capítulos de livros e 23 manuais técnicos e outras publicações. Orientou quatro iniciações científicas, 20 dissertações de mestrado e co-orientou outras três. Orientou 13 teses de doutorado e co-orientou outras três na área de Medicina. Recebeu 34 prêmios e homenagens. Atua na área de medicina com ênfase em ginecologia e obstetrícia. Em seu currículo lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: menopausa, adolescência, anticoncepção, climatério, endométrio, aborto, osteoporose e adolescentes e câncer. O professor da FCM faleceu em 2015.

Serviço:
Prêmio Força da Raça