Pesquisadora da FCM recebe prêmio internacional

A médica endocrinologista e pesquisadora em genética do câncer Laura Sterian Ward, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciência Médicas (FCM), recebe nesta sábado (6), durante o Congresso da Sociedade Latino Americana de Tireoide (LATS), no Peru, o prêmio LATS Prize. O prêmio é concedido a cada dois anos, desde 1980. É um reconhecimento da produção científica básica, clínica ou translacional do pesquisador e da atuação como educador em promover mudanças no entendimento das doenças de tireóide.

“Tenho orgulho principalmente de meu trabalho frente às diretrizes do Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Medicina no diagnóstico, tratamento e segmento do câncer diferenciado da tireóide no Brasil. Toda conduta com indivíduos com câncer de tireóide são baseadas nessas diretrizes e em outras que coordenei”, relatou Laura.

Além do prêmio, Laura fará uma palestra sobre “Disruptores ambientais em câncer da tireoide”, uma das linhas de pesquisa que desenvolve junto ao Laboratório de Genética Molecular do Câncer (Gemoca) da FCM da Unicamp.

Confira a listagem dos outros vencedores do LATS Prize:

• 2009 – Edna Kimura

• 2007 - Mário Vaisman

• 2005 - Héctor Rubén Harach

• 2003 - João H. Romaldini

• 2001 - Gregorio Chazenbalk

• 2000 - Antonio C. Bianco

• 1999 - Eduardo A. Pretell

• 1997 - Doris Rosenthal

• 1995 - J. Enrique Silva

• 1993 - Hugo Niepomniszcze

• 1991 - Rui M. B. Maciel

• 1990 - Mario Pisarev

• 1985 - Eduardo A. Gaitan

• 1983 - Aldo Coleoni

• 1980 - Geraldo A. Medeiros Neto

Laura Sterian Ward possui mestrado e doutorado em endocrinologia clínica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou pós-doutorado em genética molecular na University of Cincinatti, USA. Defendeu tese de livre-docência em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professora associada da FCM e chefe do Laboratório de Genética Molecular do Câncer da faculdade. Publicou 99 artigos completos em periódicos com seletiva política editorial, 86 dos quais publicados em revistas indexadas pelo PubMed e 71 em publicações indexadas no ISI. Escreveu 38 capítulos de livro, foi editora, co-editora e organizadora de cinco livros. Formou 45 alunos de iniciação científica, 20 de mestrado e 9 de doutorado. É diretora do Departamento de Tiróide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Faz parte da Diretoria da Latin American Thyroid Society e representa o Brasil na World Thyroid Federation. Tem experiência na área de endocrinologia: tiróide, oncologia e geriatria, atuando principalmente em câncer e doenças da terceira idade, genes, diagnóstico, predisposição e prognóstico.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP

Foto: Arqvivo pessoal