Fique de Olho!

Dúvidas frequentes (FAQ)

A seguir, estão respondidas as dúvidas mais comuns relacionadas ao Programa de Estágio Docente (Resolução GR-048/2018, de 19/12/2018).

OBRIGATORIEDADE

O estágio docente é obrigatório?

O estágio docente é obrigatório para todos os estudantes de doutorado com bolsa CAPES dos cursos de pós-graduação da FCM/Unicamp. A duração mínima é de um semestre para os bolsistas CAPES/PROEX (programas conceito 7, na FCM: Fisiopatologia Médica e Tocoginecologia) e de dois semestres para os bolsistas CAPES/DS (demais cursos da FCM). Consulte os regulamentos vigentes: Portaria n. 34 de 30 de maio de 2006 (PROEX) e Portaria n. 76 de 14 de abril de 2010 (Demanda Social).

Em que casos há dispensa do estágio docente obrigatório?

Os doutorandos que já são docentes em cursos de graduação em outras instituições de ensino superior ou tiveram alguma experiência de docência em nível superio, mediante comprovação documental, estão dispensados do estágio docente. Consulte aqui.

REQUISITOS E INSCRIÇÃO

Quais são os requisitos para se inscrever no estágio docente na FCM?

  • Ter coeficiente de rendimento mínimo de 2.75, conforme histórico escolar;
  • Se o estágio for realizado no 2º semestre do curso, o aluno deve ter sido aprovado em ao menos uma disciplina no 1º semestre (única exceção: alunos de doutorado que fizeram mestrado na Unicamp);
  • Não realizar a defesa durante o semestre do estágio, pois a matrícula é encerrada após a defesa;
  • Não trancar a matrícula durante o semestre do estágio;
  • Não ter excedido o número de estágios: mestrandos – 2 semestres PED C; e doutorandos – PED B ou PED C;

Na dúvida, consulte o grande fluxograma “Posso participar ou não do PED?”

O GRANDE FLUXOGRAMA “POSSO PARTICIPAR OU NÃO DO PED?”

Como faço a inscrição em disciplinas?

A inscrição é feita pelo Sistema de Gestão Acadêmica da Unicamp, nos períodos adequados, definidos pela PRPG, em até duas disciplinas.

Posso fazer estágio em duas disciplinas no mesmo semestre?

O estágio em duas disciplinas no mesmo semestre é permitido desde que não haja conflito de horários e que as disciplinas estejam sob a responsabilidade da mesma coordenação de graduação, somente para estagiários PED B, não excedendo oito horas semanais de dedicação.

PED B E PED C

Qual é a diferença entre PED B e PED C?

PED B (apenas para doutorandos)

I - para disciplinas de até 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá estar compreendida entre 1/3 e 2/3 da carga horária da disciplina (levando-se em conta todas as turmas em que atua), sempre sob a supervisão do docente responsável definido no projeto. 
II – para disciplinas acima de 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá estar compreendida entre 30 e 60 horas semestrais (levando-se em conta todas as turmas em que atua), sempre sob a supervisão do docente responsável definido no projeto.
III – Para o PED B a carga didática a eles atribuída deverá ser, no máximo, 60 horas semestrais (levando-se em conta todas as disciplinas e/ou turmas em que atua), sendo essas horas divididas em, no máximo, duas disciplinas com siglas distintas, desde que justificado no projeto individualizado da disciplina e respeitando o máximo de uma turma em cada disciplina, ou o máximo de duas turmas, no caso de atuar em uma única disciplina. 
IV - nas demais horas, o PED B poderá realizar plantões de dúvidas; colaborar no planejamento da disciplina; auxiliar em aulas práticas, exercício ou reforço; atuar em atividades de elaboração e correção de listas de exercícios, provas e projetos; elaboração de material didático e outras atividades de apoio. 

PED C (doutorandos e mestrandos)

I - para disciplinas de até 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá ser no máximo 1/3 da carga horária da disciplina (levando-se em conta todas as turmas em que atua), sempre sob a supervisão do docente responsável definido no projeto.
II – para disciplinas acima de 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá ser no máximo 30 horas semestrais (levando-se em conta todas as turmas em que atua), sempre sob a supervisão do docente responsável definido no projeto. 
III – O PED C poderá atuar em uma única disciplina e, no máximo, em duas turmas desta mesma disciplina.
IV- nas demais horas, o PED C poderá realizar plantões de dúvidas; auxiliar em atividades de aulas práticas, de exercício ou reforço; elaboração e correção de listas de exercícios, provas e projetos; elaboração de material didático e outras atividades de apoio. 

 

AUXÍLIO FINANCEIRO

Quais são os valores dos auxílios financeiros?

Valores vigentes desde 2013:

PED B: R$ 734,00 (1/3 da bolsa de doutorado CAPES e CNPq)

PED C: R$ 550,00 (1/4 da bolsa de doutorado CAPES e CNPq)

São pagas cinco mensalidades por semestre (abril a julho no 1º semestre, e setembro a janeiro no 2º semestre).

Tenho direito ao auxílio financeiro?

Os recursos financeiros para o PED são limitados. Por isso, em cada semestre, na FCM, a Câmara de Ensino de Graduação se reúne para definir a distribuição de bolsas entre as disciplinas dos cursos de graduação em Fonoaudiologia e Medicina. Os critérios são publicados no edital do PED.

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS

Tenho direito a seguro?

Todos os estagiários, durante o semestre da vigência de sua participação, estão segurados contra acidentes pessoais. Consulte a apólice.

FREQUÊNCIA, RELATÓRIO E CERTIFICADO

Após o início das atividades, quais são minhas obrigações?

Frequência: Cumprir os horários e atividades previstos no projeto de participação e previamente combinados com o docente supervisor da disciplina, que informa mensalmente a frequência pelo SIGA.

Relatório: É necessário enviar os relatórios no prazo definido pela PRPG e que consta no edital.

Como obtenho o certificado de participação no PED?

Após o fim do semestre letivo, os certificados do PED são emitidos pela DAC e podem ser acessados pelo Sistema de Gestão Acadêmica neste link, mediante acesso com login (RA) e senha da DAC. Após, clicar na aba "PED" e, em seguida, em "Certificado PED/PAD". Caso não encontre seu certificado, entre em contato com a CPG/FCM.