Nova política de acesso ao Portal de Periódicos CAPES

17 de maio de 2016

Informamos que, por determinação da CAPES, a partir do dia 06/05/2016 as Universidades Estaduais Paulistas passarão a ter acesso centralizado ao conteúdo do Portal de Periódicos Capes somente pelo endereço: www.periodicos.capes.gov.br

Com isso, a única forma de acesso será pelo Portal de Periódicos. Outros buscadores (Google, Bing, sites das editoras, etc), não mais funcionarão.
As opções de busca disponíveis no portal do SBU, nas abas todos, bases de dados, e-periodicos e e-books, que congregam os conteúdos assinados tanto pela Unicamp quanto pela CAPES, estão sendo corrigidos e em breve estarão em pleno funcionamento.
Ressaltamos que o serviço de acesso remoto (VPN) está funcionando normalmente, desde que, para conteúdos CAPES, as pesquisas sejam realizadas diretamente no Portal de Periódicos da Instituição.
Em caso de dúvida, procure a biblioteca de sua unidade ou fale com um dos nossos bibliotecários pelo chat on-line.

Cordialmente,
Sistema de Bibliotecas da Unicamp

Concluído o desenvolvimento do sistema FAEPEX

13 de maio de 2016

O Centro de Computação (CCUEC), a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), fez um estudo sobre o processo completo adotado pelo FAEPEX para solicitação de auxílios financeiros e elaborou uma proposta com melhorias para torná-lo mais eficiente, adequando-o aos objetivos do Projeto Papel Zero da PRDU. A proposta previa a implementação de um sistema web que, além de reduzir o uso de papel em 90%, trouxesse agilidade para a solicitação de auxílios, controle e gerenciamento de solicitações, elaboração de pareceres, entrega de relatórios científicos e prestação de contas junto à FUNCAMP. 100% da proposta sugerida pelo CCUEC à PRP foi implementada, com a entrega em produção em 2016 de todos os módulos e requisitos definidos para o sistema FAEPEX.

Leia o texto na íntegra

Unicamp firma acordo com a Google para uso de aplicativos para educação

13 de maio de 2016

A Unicamp firmou um acordo com a Google para estabelecer um canal de uso, para a toda a comunidade universitária, dos recursos que fazem parte do serviço Google Apps for Education. Este serviço consiste de um pacote de ferramentas gratuitas para a colaboração em sala de aula, como vídeos, correio eletrônico, listas de discussão, agenda, editores de texto, planilhas, e tudo sem limitação quanto ao uso de espaço em disco.
Leia o texto na íntegra