O Curso de Medicina deve promover a aprendizagem ao longo de todo o processo de graduação, com base nas Ciências Humanas e Sociais para a formação generalista. O médico deve participar do trabalho colaborativo em equipes de saúde, superando a fragmentação do processo de trabalho em saúde. O graduando em Medicina deve corresponsabilizar-se pela vida das pessoas sob seu cuidado, especialmente, nas situações de emergência em saúde pública. Na Atenção à Saúde, o médico deve estimular a pessoa sob os seus cuidados a refletir sobre os seus problemas e promover o autocuidado. Na Atenção à Saúde, o médico deve estabelecer as hipóteses diagnósticas mais prováveis, relacionando os dados da história e exame clínico. Na Gestão em Saúde, o médico deve incrementar o sistema de acesso com equidade, efetividade e eficiência, pautando-se em princípios humanísticos e éticos. Na Gestão do Cuidado, compete ao médico promover a organização dos sistemas integrados de saúde e a formulação de planos terapêuticos individuais e coletivos. As atividades do regime de internato na Atenção Básica devem ser coordenadas e voltadas para a área de Medicina Geral de Família e Comunidade. Compete ao médico estimular a inserção de ações de promoção e educação em saúde, voltadas ao cuidado com o corpo, em todos os níveis de atenção. Compete ao médico acompanhar a pessoa sob seus cuidados e avaliar a efetividade do plano terapêutico, analisando dificuldades e valorizando conquistas. O médico deverá concretizar a promoção da saúde, contribuindo para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde. O Curso de Graduação em Medicina terá o projeto pedagógico centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador. Na Atenção à Saúde, o médico deverá considerar todos aspectos que compõem o espectro da diversidade humana e que singularizam cada pessoa ou cada grupo. O Curso de Graduação em Medicina deve utilizar metodologias que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento. Na Atenção à Saúde Coletiva, o médico deve analisar o contexto político, cultural e socioeconômico, para elucidar a determinação social no processo saúde-doença. Na Gestão em Saúde, o médico deverá promover a valorização da vida, abordando os problemas de saúde recorrentes na atenção básica e na urgência e emergência. Na Atenção à Saúde, competente ao médico favorecer a construção do vínculo, ao considerar as crenças, expectativas e preocupações das pessoas sob seu cuidado O Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde visa valorizar o trabalho docente e estimular o compromisso com a transformação da escola médica. Na Atenção à Saúde, o médico deve esclarecer a pessoa sob seus cuidados sobre os sinais verificados, registrando as informações no prontuário, de modo legível. Na Gestão em Saúde, o médico egresso deve acolher opiniões diferentes e respeitar a diversidade de valores, de papéis e de responsabilidades no cuidado à saúde. Na Atenção à Saúde, o médico deverá considerar o cuidado centrado na pessoa, na família e na comunidade, no qual prevaleça o trabalho multiprofissional em equipe. Na Área de Gestão em Saúde, o médico egresso deverá identificar as oportunidades e desafios na organização do trabalho nas redes de serviços de saúde. O graduando em Medicina deve aprender a aprender, identificando conhecimentos prévios, formulando questões e avaliando criticamente as informações obtidas. O graduando em Medicina será formado para realizar processos e procedimentos com segurança, referenciados nos mais altos padrões da prática médica. O graduado em Medicina deverá efetivar a qualidade na atenção à saúde, pautando-se na escuta ativa dos pacientes, nas evidências científicas e nas políticas públicas. O médico deve perceber a necessidade e gerar conhecimentos a partir do diálogo entre a própria prática, a produção científica e o desenvolvimento tecnológico. A estrutura do Curso de Graduação em Medicina deve inserir o aluno nas redes de serviços de saúde, consideradas espaço de aprendizagem, desde as séries iniciais. O Curso de Graduação em Medicina deve contemplar a abordagem de temas transversais, por meio da vivência e reflexões, acerca dos direitos humanos. Na Gestão em Saúde, o médico egresso participará da Tomada de Decisões, de modo a melhorar o acesso integral à saúde e o desenvolvimento científico e tecnológico. Na Educação em Saúde, o graduando em Medicina deverá aprender em situações e ambientes protegidos e controlados. Na Educação em Saúde, o médico deve escolher estratégias interativas para socializar os conhecimentos e construir novos significados para o cuidado à saúde. Na Atenção à Saúde, compete ao médico egresso o esclarecimento das hipóteses estabelecidas, de forma humanizada, e o compartilhamento do processo terapêutico. O Curso de Medicina deve utilizar diferentes cenários de ensino-aprendizagem, permitindo ao aluno vivenciar as políticas de saúde em situações variadas da vida. O Curso de Medicina deve propiciar a interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde, favorecendo a oportunidade de lidar com problemas reais. O médico deve ser capaz de compreender e promover a construção participativa do sistema de saúde pelos cidadãos, gestores e trabalhadores. Na Atenção à Saúde, compete ao médico egresso combinar o conhecimento clínico com o entendimento sobre a doença na perspectiva da singularidade. Na Promoção da Educação em Saúde, compete ao médico egresso a postura aberta à transformação do conhecimento e da própria prática. Na Atenção à Saúde, compete ao graduado em Medicina a postura respeitosa e a destreza técnica na aplicação das manobras e procedimentos do exame físico. O graduado em Medicina deverá concretizar a ética profissional, levando em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico. Na Gestão em Saúde, o graduando em Medicina deve identificar e incluir a perspectiva dos usuários, família e comunidade, considerando seus valores e crenças O Curso de Graduação em Medicina deve incluir as dimensões ética e humanística, desenvolvendo, no aluno, atitudes e valores orientados para os direitos humanos. O graduado em Medicina deverá estabelecer a comunicação com usuários, comunidade e equipe profissional com empatia e interesse. Na Educação em Saúde, o graduando em Medicina deverá corresponsabilizar-se pela própria formação inicial, continuada e em serviço. Na Atenção à Saúde, o graduado em Medicina é formado para considerar e concretizar o acesso universal e a equidade. O graduado em Medicina terá capacidade de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde. O graduado em Medicina terá responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral do ser humano. O graduando em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética. O foco das Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação em medicina, tornadas lei na instituição do programa Mais Médicos, é estabelecer os princípios, os fundamentos e as finalidades da boa formação médica. Outline GraduaçãoMedicinaDocentes Estudante Especial Estágio Optativo / Eletivo Grade Horária Medicina 2017 Intercâmbio Matriz Curricular Medicina 2017 Moodle Ensino Aberto PAD - 1º Semestre 2020DISCIPLINAS INSCRITAS PAD - 1º SEMESTRE 2020 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE ALUNOS INSCRIÇÃO DISCIPLINAS PAD - 1º SEMESTRE 2019 RESULTADO SELEÇÃO PAD - 1º SEMESTRE 2019 PAD - 2º Semestre 2019DISCIPLINAS INSCRITAS PAD - 2º SEMESTRE 2019 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE ALUNOS INSCRIÇÃO DISCIPLINAS PAD - 2º SEMESTRE 2018 RESULTADO SELEÇÃO PAD - 2º SEMESTRE 2019 Portfólio 4º ano ProFIS - Programa de Formação Interdisciplinar Superior ProjetosProjeto: Aprender trabalhando e trabalhar ensinandoConcurso Fotográfico (Encerrado)Formulário do concurso fotográfico Galeria Revalidação de diplomasPortal INEP Processo UnicampNormas Complementares do Curso de MedicinaResolução Equivalência curricular Prova teórica Prova prática Banca examinadora Vestibular Medicina Unicamp FonoaudiologiaProgramas 2016 Informações Gerais do Curso Programas das disciplinas de 2019 Grapeme - Grupo de apoio ao estudante NDE - Núcleo docente estruturante Napem - Núcleo de avaliação e pesquisa em educação médicaAvaliação Desenvolvimento docente Indicadores de qualidade PesquisaCadastro de pesquisa Linhas de pesquisa em atividade Projetos em ensino médico Publicações SobreEquipe Napem Regimento Napem ‹ Formulário do concurso fotográfico acima Revalidação de diplomas ›