11º CPEM: Dicas para o sucesso das mudanças curriculares

Enviado por Edimilson Montalti em Dom, 22/04/2018 - 09:03

Avaliar, propor, discutir e implementar mudanças curriculares não é uma tarefa fácil, ainda mais nos cursos de Medicina. A oficina Mudanças curriculares: Dicas para o sucesso, ocorrida ontem durante o 11º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM), pretendeu fazer uma reflexão sobre o assunto. Antes do início da oficina, Jacqueline Caramoni e Maria Helena Senger deram quatro dicas para o sucesso das mudanças curriculares:

A primeira dica é reconhecer a fase em que cada instituição se encontra. Segundo Jacqueline, esse é um princípio basal, pois as instituições podem estar tanto no momento de planejamento, de mobilização, de implementação ou de institucionalização. A segunda dica seria a capacitação dos educadores. “As mudanças não podem vir de uma forma teórica. Elas têm que vir acompanhadas de capacitação”, reforçou Jacqueline.

A terceira dica é ter uma equipe de gestão forte, que acredite no currículo. A quarta dica é não cair em pegadinhas, como por exemplo, ter um currículo pronto, copiado. “Isso não vale, porque você tem que construir junto com seus pares e com os estudantes. Tem muito oferecimento comercial de currículos. Isso é um dos erros mais cruéis, porque ele não vai vingar”, pontuou Maria Helena.

11º CPEM

Com o tema "Ética e profissionalismo" o 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio da Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

O encontro científico acontece de 19 a 21 de abril de 2018, no município de Campinas, interior de São Paulo, com o objetivo de promover a discussão e a construção coletiva de temas atuais e de interesse de escolas médicas, profissionais e gestores da Saúde.

Realização:

Patrocínio: