11º CPEM: O Assédio Moral na Residência Médica

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 19/04/2018 - 16:20

“Você já foi assediado moralmente ou já assediou alguém sem dar conta?”. Na tarde dessa quinta-feira (19), a oficina “Assedio Moral na Residência Médica” instigou os participantes do 11º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM) a refletir sobre um assunto nada tranquilo: o assédio moral na Residência Médica.

“Nossa intenção foi discutir o que é o assédio moral a partir dos parâmetros legais disponíveis, permitindo que os participantes pudessem discutir sobre o tema e analisar situações de assédio moral que podem ocorrer no âmbito da residência médica”, disse o coordenador da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Ricardo Mendes Pereira, que mediou a oficina com a participação dos professores Arthur Hirshfeld Danila (Ipq-HCFMUSP), Guilherme Andrade Peixoto (Ameresp/FMABC) e Élio Barbosa Belfore (Cremesp).

“Nem sempre as pessoas têm uma ideia muito clara do que pode, ou não, ser caracterizado como assédio moral. Muitas vezes nos deparamos com pessoas que assediam sem se dar conta disso e outras que, ao contrário, são assediadas e não percebem a gravidade da situação”, disse Ricardo.

Ainda de acordo com o coordenador da Coreme da FCM, o assédio moral é grave e não pode ser banalizado. “Esse é um tema bastante atual e deve ser enfrentado com maturidade. Sabemos que o assédio moral existe no contexto da residência médica, mas poucas pessoas denunciam, ou por desconhecimento, ou por falta de provas necessárias ou medo de agravar a situação”, afirmou.

A 11ª edição do CPEM tem como tema “ética e profissionalismo”, de maneira que discutir o assédio moral em todas as etapas da formação médica é uma questão fundamental. “Várias perguntas ainda precisam ser respondidas, inclusive na graduação”, disse Ricardo, chamando à atenção dos participantes do CPEM para a oficina “Saúde Mental, como apoiar o estudante e o residente”, que será realizada no dia 20 de abril, às 14 horas, sob a coordenação da professora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM, Eloísa Valler.

“Vemos constantemente a mídia noticiar casos de suicídio envolvendo estudantes de medicina, mas essa é uma questão de saúde mental, de assédio moral ou de problemas na estrutura do curso?”, questionou.

11º CPEM

Com o tema "Ética e profissionalismo" o 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio da Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

O encontro científico acontece de 19 a 21 de abril de 2018, no município de Campinas, interior de São Paulo, com o objetivo de promover a discussão e a construção coletiva de temas atuais e de interesse de escolas médicas, profissionais e gestores da Saúde.

Realização:

Patrocínio: