11º CPEM: Simpósio ética no esporte terá participação de medalhistas olímpicos

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 13/04/2018 - 09:06

No dia 19 de abril de 2018, às 8h30 e às 14h, acontece o simpósio Ética no esporte, durante o 11º CPEM. Ainda há vagas disponíveis para congressistas. Para participar, basta atualizar sua inscrição no site do 11º CPEM. O evento será no Salão Nobre da FCM, com a participação de médicos, diretores e presidentes de Atléticas, Cremesp, atletas, treinadores e medalhistas olímpicos. Caso ainda não tenha feito a inscrição, ainda dá tempo. Veja alguns dos temas abordados e convidados dessa atividade, que é coordenada pelo professor Gustavo Pereira Fraga, chefe da disciplina do Trauma do Departamento de Cirurgia (FCM) da Unicamp:

Na parte da manhã, as palestras serão: Pedagogia do esporte e a importância do esporte universitário, com Roberto Rodrigues Paes (FEF – Unicamp); Violência nas competicões esportivas universitárias, com Gustavo Pereira Fraga (FCM – Unicamp) e José Gonzaga Teixeira de Camargo (PUCCampinas); A visão dos estudantes das escolas antigas, com Thais Henriques Abud, presidenta da Liga Esportiva das Atléticas de Medicina do Estado de São Paulo (LEAMESP);  A visão das novas escolas médicas, com Leonardo Lima (Unicid/Jumed); A visão do CREMESP, com Kátia Burle dos Santos Guimarães (Câmara Temática); A experiência do TUSCA, com Beatriz Alice (UFSCar); Intermed: o que aconteceu nos últimos 50 anos?, com Alfredo Bauer (egresso 1979 PUC-SP Sorocaba), João Luis Pinto e Silva (egresso 1969 Unicamp) e Robson ED Parreira Jr. (egresso 2005 FM Taubaté).

Já no período da tarde, as palestras serão: Esporte de rendimento e Medicina: uma combinação impossível?, com Giovanna Medica (SLMandic/Comitê Paralímpico Brasileiro) e Roberto Itiro Nishimura, médico da AAPonte Preta (PUCCampinas ); Experiência no judô, com Wagner Castropil, ex-judoca e médico da Seleção Brasileira de Judô; Experiência no basquetebol, com Marcel Ramon de Souza, ex-atleta olímpico da Seleção Brasileira de Basquete; Experiência no atletismo, com Gerson de Andrade Souza, ex-atleta medalhista Jogos Panamericanos 1983; Existe espaço para um código de ética nas competições esportivas entre alunos de Medicina?, com Flávio César de Sá (FCM – Unicamp) Giovanna I. S. Medina, Kátia Burle dos Santos Guimarães (Câmara Temática CREMESP) e Marcelo Amade Camargo (SMCC).

Veja a programação completa dessa atividade. Inscrições e programação em www.fcm.unicamp.br/eventos/cpem

Realização:

Patrocínio: