20 anos da Enfermaria Pediátrica no Hospital Estadual de Sumaré

Enviado por Camila Delmondes em seg, 05/04/2021 - 15:26

“Cerca de 2 mil crianças foram internadas com quadro de pneumonia, 3 mil foram submetidas à cirurgia por apendicite, e inúmeras outras passaram por procedimentos para correção de hidrocefalia, hérnias e fraturas”, comentou o chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Sérgio Marba, para expressar a grandeza e o legado da Enfermaria de Pediatria do Hospital de Sumaré, em duas décadas de atuação.

“De 2001 para cá, 20 turmas de Medicina da FCM, ou seja, mais de 2.000 estudantes de graduação aprenderam e praticaram pediatria nessa enfermaria, assim como mais de 400 médicos residentes aprimoraram sua formação”, acrescentou Marba sobre o serviço pediátrico que funciona como retaguarda secundária para o tratamento clínico e cirúrgico, e também continuidade do tratamento dos recém-nascidos pré-termo, oriundos da Neonatologia, assim como para as reinternações por quadros agudos ou crônicos reagudizados.

No início do ano, o Departamento de Pediatria foi surpreendido com a redução abrupta no número de leitos da enfermaria de pediatria do HES e com a demissão de todos os médicos que, muitos deles, dedicaram sua vida em prol da qualidade de atendimento e ensino nos campos extra muros da FCM. Sergio Marba também fez questão de destacar a qualidade da equipe de especialistas que atuou na Enfermaria de Pediatria do HES, nesses últimos vinte anos. 

“Tudo isso somente foi possível porque pudemos contar com pediatras formados pelas melhores escolas do país, e com o suporte de diversas especialidades médicas, como neurocirurgia, ortopedia, radiologia e cirurgia pediátrica, e da Unidade de Terapia Intensiva, na condução dos casos internados”.

Com a redução no número de leitos da Enfermaria Pediátrica da FCM de Sumaré, Sérgio Marba anuncia novos desafios para a Pediatria da Unicamp. “Restaram agora apenas cinco leitos que serão assistidos pelos médicos pediatras da UTI/Ped e os residentes do Departamento de Pediatria. 

“Com a perda desse campo de prática, novas oportunidades estão a caminho”, comentou o chefe do Departamento de Pediatria da FCM, “como a enfermaria de Pediatria do Hospital Municipal de Paulínia e o Pronto Socorro Metropolitano na Vila Padre Anchieta. É preciso agradecer a todos os profissionais que se dedicaram ao HES, que foram demitidos, e que ofereceram, além de Ensino, Assistência de qualidade”:

Dr. Anna Carolina Espósito Tomaz
Dr. Fabíola Montagnini Alves 
Dr. Fernando Belluomini 
Dr. Gabriela Villalba Medeiros
Dr. Marcelo Conrado dos Reis
Dr. Maria Luisa Ferreira de Miranda 
Dr. Silvia Regina dos Reis Del Santo Mendes