Alunos de doutorado da FCM apresentam suas pesquisas durante Congresso Brasileiro de Psiquiatria

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 23/11/2017 - 14:29

O Futuro da Psiquiatria dentro da Neurociência foi o tema do 35º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, ocorrido no mês de outubro em São Paulo. Considerado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) como o maior congresso de especialidade médica da América Latina, o evento reuniu palestrantes internacionais de diversos países.

Alunos de doutorado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram da mesa-redonda intitulada A Pesquisa Clínico-Qualitativa (PCQ) no Campo da Psiquiatria Clínica - Conceitos e Aplicações Atuais. Egberto Turato, professor da disciplina Prática de Ciências na FCM, fez a abertura da mesa falando sobre a definição, diferenças e similitudes entre o método clínico-qualitativo e os métodos quantitativos biomédicos.

Em seguida, a psicóloga Maria Eufrásia de Faria Bremberger falou sobre Ambientação e aculturação em campo clínico: Valores culturais e condições operacionais em serviços universitários assistenciais em psiquiatria. O enfermeiro Rodrigo Bastos falou sobre Características do método na literatura PubMed: Um survey sobre áreas acadêmicas principais, amostras, suportes teóricos e a psicanalista Débora Bicudo Faria Schützer falou sobre Passos da análise clínico-qualitativa de conteúdo: Transcrição de entrevistas livres, técnica de leituras flutuantes, núcleos de sentido, categorização e validação dos resultados.

A psiquiatra gaúcha Maria da Graça Cantarelli, coordenadora dessa mesa-redonda, elogiou a firmeza da apresentação e consistência interna dos temas tratados pelos pesquisadores da FCM em suas teses e apresentados durante no congresso.

“Foram 48 áreas temáticas, com aproximadamente 300 horas de atividades científicas, com mais de 8 mil inscritos. O Congresso Brasileiro de Psiquiatria trouxe para o Brasil os melhores cientistas em saúde mental do mundo e pesquisadores com publicações de alto impacto. Para a faculdade, foi uma oportunidade única estar representada na programação científica e levar pesquisas desenvolvidas por nossos brilhantes alunos”, disse Turato.

Outro destaque foi Marcelo Falchi, médico-residente do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM, que venceu o concurso fotográfico do XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria com a foto “A vida por uma corda”. Leia a matéria.

Pesquisa Qualitativa das Áreas da Saúde da Unicamp

No dia 30 de novembro, às 9 horas, no Salão Nobre da FCM, acontece a 6ª reunião entre pesquisadores qualitativistas das áreas da Saúde da Unicamp. O evento é aberto ao público e encerra da programação desse ano. Veja a programação.