Alunos de Medicina organizam curso de videocirurgia

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 24/05/2018 - 09:46

No sábado (19), aconteceu no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o primeiro curso teórico prático de videocirurgia. O curso foi idealizado por alunos do quarto ano do curso de Medicina, Henrique Prado, Lilian Chen entre outros.

“Por ser menos invasiva, a videocirurgia busca reduzir as complicações cirúrgicas e acelerar a recuperação dos pacientes”, explica Márcio Miranda, organizador e coordenador do curso e professor do Departamento de Cirurgia e responsável pela cirurgia pediátrica geniturinária e videocirurgia urológica.

“Ao todo, 20 alunos do curso de Medicina participaram do curso, incluindo alunos do terceiro e quarto ano. Eles tiveram a oportunidade de ter contato, já na graduação, com a videocirurgia, uma das técnicas mais empregadas atualmente nas cirurgias”, disse Lilian.

Maria de Lourdes Stesuko Ayrizono, médica-cirurgiã do grupo de proctologia do Departamento de Cirurgia e Élcio Hirano, médico da disciplina de cirurgia do Trauma e médicos-residentes de cirurgia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp também colaboraram na realização do curso. Ao final do curso, foi sorteada entre os participantes uma caixa de treinamento.