Aníbal Vercesi receberá prêmio Leopoldo de Meis

Enviado por Edimilson Montalti em sex, 08/03/2019 - 10:24

O médico e professor do Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Anibal Eugênio Vercesi recebe, no dia 14 de maio, o prêmio SBBq-Leopoldo de Meis, em reconhecimento as suas relevantes contribuições para a bioquímica de biologia molecular do país. A entrega será durante a abertura da 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica (SBBq), em Águas de Lindóia, SP. O prêmio consiste em R$ 20 mil e uma medalha comemorativa. No dia 17, ainda durante o evento, Vercesi profere uma aula magna.

Vercesi também recebeu, recentemente, o título de doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina do Uruguai e a Ordem Nacional do Mérito Científico. A entrega da insígnia e do diploma aconteceu em outubro, em Brasília. O médico da FCM ainda recebeu, em 2018, o Prêmio Inventores pela patente Disposição construtiva introduzida em recipiente para procedimento radiográfico manual em câmara escura portátil e, em 2016, o prêmio Rheinboldt-Hauptmann, concedido pelo Instituto de Química (IQ) da USP.

Anibal Eugênio Vercesi graduou-se em 1972 em Medicina na Unicamp. Em 1974, obteve o título de doutor em bioquímica, também na Unicamp. No exterior, Aníbal realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins (JHU, na sigla em inglês), Estados Unidos, em dois períodos, entre 1976 e 1977 e entre 1979 e 1980. Sua área de pesquisa compreende os temas: metabolismo, bioenergética mitocondrial, homeostase de íons, estresse oxidativo em protozoários, fungos, plantas e mamíferos.

Leia também: