Brasil e Japão dão início a sistema colaborativo de pesquisas em infecções fúngicas

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 12/03/2018 - 15:21

Nos dias 7 e 8 de março, aconteceu na Faculdade de Ciências Médica (FCM) da Unicamp, a primeira reunião do Comitê de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês) resultante do acordo de Cooperação Técnica Internacional (CTI) firmado entre a Unicamp e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), em janeiro de 2017 – visando o desenvolvimento e a implantação de um sistema colaborativo de referência e pesquisa para o diagnóstico de infecções fúngicas, incluindo drogas resistentes, no Brasil e Japão.

O encontro contou com a participação da gerente geral e do conselheiro chefe do projeto, respectivamente, Maria Luiza Moretti (FCM/Unicamp) e Akira Watanabe (JICA); do diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro; do  diretor clínico do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Plínio Trabasso; da epidemiologista Mariângela Ribeiro Resende, docente do Departamento de Clínica Médica (DCM) da FCM; da microbiologista Angélica Zaninelli Schreiber, do Departamento de Patologia Clínica da FCM; da pesquidadora Marcia de Souza Carvalho Melhem, do Instituto Adolfo Lutz; dentre outros convidados.

Na ocasião do 1º. JCC foi apresentado o andamento da implantação do projeto no HC da Unicamp, Centro Infantil Boldrini, Hospital Municipal “Dr. Mário Gatti” e Hospital Municipal “Ouro Verde”; e das atividades de pesquisa colaborativa realizadas com o Instituto Adolfo Lutz.

Realizada anualmente, a próxima reunião do JCC deverá ocorrer somente em 2019. Por sua vez, as datas das reuniões do Comitê Diretor – que se reúne duas vezes ao ano – serão duvulgadas oportunamente.