Centro de Memória e Arquivo inicia linha de pesquisa sobre a história da FCM

Enviado por Edimilson Montalti em seg, 11/03/2019 - 12:05

O Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) está iniciando atividades de pesquisas acadêmicas com os documentos primários de seu acervo. A primeira linha de pesquisa é sobre a história da própria faculdade. As análises documentais são dos fundos do Centro Acadêmico Adolfo Lutz e do Departamento de Psicologia e Psiquiatria Médica.

As pesquisas são desenvolvidas por alunos de graduação e da residência multiprofissional em saúde mental. A orientação é de Rubens Bedrikow, professor do Departamento de Saúde Coletiva e a coorientação é de Ivan Luiz Martins Franco do Amaral, historiador do Centro de Memória da FCM.

“Com este trabalho, o Centro de Memória da FCM busca difundir o seu acervo e criar um grupo permanente de pesquisa em história da saúde”, explica Rubens, que faz parte do Grupo de Estudos em História das Ciências da Saúde (GEHCS) da FCM.

O Centro de Memória da FCM foi inaugurado há 11 anos com objetivo de assegurar as condições de preservação e acesso ao patrimônio documental da FCM. Interessados em participar do GEHCS como pesquisadores e orientadores devem entrar em contato pelo email cmemoria@fcm.unicamp.br.