CIATox-Campinas alerta para aumento de casos de intoxicação por produtos de limpeza em tempos de Covid-19

Enviado por Edimilson Montalti em qua, 20/05/2020 - 10:56

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota técnica (NT) no dia 15 de maio de 2020 com um alerta sobre o aumento de 23% de casos de intoxicações por produtos de limpeza no Brasil, desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus. Na nota, a Anvisa orienta sobre o uso e o armazenamento adequados de produtos químicos de uso domiciliar. Leia aqui a nota técnica da Anvisa.

Dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas) respaldam esta informação: no período de janeiro a abril deste ano, o número de atendimentos do CIATox-Campinas foi 31% maior do que o observado no mesmo período em 2019. Se considerado a faixa etária menor que 15 anos, o aumento foi de 13%. Já entre os adultos, o número de atendimentos de pacientes intoxicados foi 70% maior do que em 2019.

“O atendimento do CIATox-Campinas permanece ininterrupto, 24 horas por dia, mesmo durante o período de quarentena, e pode ser feito pelo telefone (19) 3521-7555, 3521-7660 e 3521-7573 em casos de intoxicação”, disse José Luiz da Costa, coordenador do CIATox-Campinas e professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

Pelo atendimento telefônico são fornecidas condutas terapêuticas ou informações sobre produtos, plantas tóxicas ou animais peçonhentos para profissionais de saúde, pacientes, familiares e a população em geral. Já os atendimentos presenciais do CIATox-Campinas são realizados  na Unidade de Emergência Referenciada (UER) adulta e pediátrica, Enfermarias e nas UTIs do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.