Ciped comemora 20 anos de pesquisa com foco na melhoria do conhecimento médico e humano

Enviado por Edimilson Montalti em seg, 16/04/2018 - 12:37

No dia 18 de abril, o Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, comemora 20 anos de existência. A solenidade comemorativa será às 10 horas, no anfiteatro Prof. Dr. José Martins Filho, no Ciped. Veja o convite e programação do evento. Fundado para ser um centro de pesquisa em pediatria, o Ciped tem desenvolvido trabalhos de pesquisa e pós-graduação de outras disciplinas com foco na criança e no adolescente, tais como neuropediatria, urologia, enfermagem, dermatologia, nutrição entre outros.

Muitas outras parcerias com instituições nacionais e internacionais foram realizadas ao longo desses 20 anos. Instituições do Canadá, Portugal, Estados Unidos e Alemanha tiveram ações conjuntas com o Laboratório de Função Pulmonar (Lafip) e o Laboratório de Fibrose Cística (Lafic), permitindo numerosas publicações em periódicos internacionais e 60 teses defendidas.

“O Ciped tem colaborado com varias instituições públicas na área de diagnóstico de doenças da infância e seus tratamentos. Um verdadeiro celeiro de conhecimento e produção cientifica tem feito do Ciped, ao longo destes seus 20 anos de existência, uma importante área da FCM”, diz José Dirceu Ribeiro, coordenador do Ciped.

A aquisição de equipamentos de uso comum, bem como mobiliário de vários laboratórios, adquiridos com o apoio da FAPESP, foi imprescindível para o desenvolvimento das pesquisas, com por exemplo as pesquisas sobre aids na infância. Essas pesquisas foram desenvolvidas no Laboratório de Imunologia do Ciped, em parceria com a Japan International Coorporation Agency (JICA).

A agenda dos auditórios e salas de aulas localizadas no Ciped têm ficado lotadas devido ao início das atividades de pós-graduação da Saúde da Criança e do Adolescente, aulas, defesas de teses, qualificações, encontros, workshops e seminários.

Outras linhas de pesquisas em andamento do Ciped trouxeram ao Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento (LabCreD) de atletas das seleções brasileiras de varias modalidades esportivas e de vários clubes – inclusive japoneses que atuam no Esporte Clube Brasil –, e também cadetes do Exercito. Esses atletas passam por diversas avaliações em equipamentos de densitometria. Esses exames, além de colaborar no desempenho desses atletas, servem de dados para o desenvolvimento de diversas pesquisas.

“A busca constante por novos pesquisadores, pós-graduandos e especialistas nas áreas da saúde da criança e adolescência permite que o Ciped vislumbre seu crescimento de forma contínua e duradoura, sempre colaborando com a melhoria do conhecimento médico e humano”, acrescenta Dirceu.

História

No ano de 1997, um grupo de docentes do Departamento de Pediatria e o então reitor da Unicamp, Prof. Dr. José Martins Filho, expressaram interesse de incrementar a área de pediatria da FCM com um local destinado à pesquisa e aos trabalhos de pós-graduação em pediatria. A ideia cresceu e começou a ganhar apoio de todos os docentes do Departamento de Pediatria.

Num primeiro momento, estudou-se a fusão com o Centro de Investigação em Pesquisas Oncohematológicas da Infância (Cipoi), criando-se, dessa forma, o Centro de Investigação em Pediatria (Ciped), que seria um centro ainda maior e mais abrangente.

Apresentada a ideia aos docentes do Departamento de Pediatria e à Diretoria da FCM, após as discussões e sugestões colhidas, iniciou-se a criação do projeto com a escolha da localização do prédio a ser construído, sua estrutura e divisões internas, bem como sua formalização perante a Universidade.

Em abril de 1998, o Ciped teve sua inauguração e início de atividades. Os laboratórios de Imunologia, Biologia Molecular, Cultura de Células e Gastroenterologia foram os precursores das atividades laboratoriais do Ciped, tendo continuidade nos laboratórios de Função Pulmonar, Endocrinologia, Crescimento e Desenvolvimento e outros. Atualmente, 10 laboratórios de pesquisa, em Saúde da Criança e do Adolescente, integram o Ciped.

Colaborou no texto: Antonio Salvador Pedretti Neto