Cirurgia do Aparelho Digestivo comemora 50 anos

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 31/08/2018 - 17:35

O Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp comemorou, no dia 18 de agosto, os 50 anos do inicio de atividades da Cirurgia do Aparelho Digestivo na Unicamp. O evento, realizado no Gastrocentro da Unicamp, reuniu professores, médicos assistentes e ex-residentes da Gastrocirurgia e Proctologia.

João José Fagundes, professor aposentado e ex-aluno da quarta turma de formandos da FCM proferiu palestra sobre a Cirurgia Digestiva na Santa Casa de Campinas. Ele destacou as atividades e a história antes de 1980.

Em seguida, o coordenador do Gastrocentro Nelson Adami Andreollo, professor titular de Cirurgia e ex-aluno da nona turma de formandos da FCM, falou sobre o início de atividades nos Ambulatórios da Cirurgia, a partir de 1979, no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

“Foram 68 residentes de Cirurgia Gastroenterológica, 13 de Proctologia e 10 residentes da área de atuação de Transplantes Hepáticos formados até o momento”, destacou Andreollo em sua apresentação.

Outro destaque da comemoração foi a participação dos professores Luiz Sérgio Leonardi e Antonio Frederico Magalhães. Os professores Ilka Boin, Elinton Adami Chaim, Luiz Roberto Lopes, Claudio Saddy Rodrigues Coy, Maria de Lourdes Ayrizono, Raquel Leal, Carlos Martinez e Elaine Ataide deram os seus depoimentos sobre as suas atividades e sua formação.

Os médicos-residentes presentes deram também seus depoimentos e destacaram “a formação bem ampla, tanto humana quanto científica e técnica, no período que foram residentes de Cirurgia Digestiva aqui na Unicamp”.

Ao final da cerimônia, foi descerrada uma placa comemorativa dos 50 anos. A placa contém o nome de todos os professores e médicos assistentes – inclusive aposentados e falecidos. A placa será, posteriormente, afixada na Enfermaria de Gastrocirurgia e Proctologia no sexto andar do Hospital de Clinicas (HC) da Unicamp.

História

Em 1968, os professores Luiz Sergio Leonardi e Nelson Ary Brandalise, vieram compor e iniciar as atividades de Cirurgia Digestiva, no então Departamento de Clinica e Cirurgia, coordenado pelo professor Silvio Carvalhal. Antes dessa data, em 1966, o professor Antonio Frederico Magalhães, iniciou as atividades da Gastroenterologia no âmbito da FCM.

Em 1972, a Gastrocirurgia e a Proctologia passaram a compor, formalmente, o Departamento de Cirurgia da FCM. Iniciaram-se, também, as reuniões científicas, às quartas-feiras, que perduram e permanecem até os dias de hoje, reunindo alunos, residentes, docentes, médicos assistentes, pós-graduandos e convidados.

Em 1985, foi realizada a primeira cirurgia no Hospital de Clínicas, tendo como cirurgiões os professores Luiz Sergio Leonardi e Mario Mantovani, sendo o residente de cirurgia digestiva da época o professor Luiz Roberto Lopes.

Em 1988, iniciou-se a residência médica em Cirurgia Digestiva, sendo que o primeiro residente dessa especialidade formado foi o professor Claudio Coy, atual diretor associado da FCM.

Em 1990, iniciaram-se as atividades do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro), em parceria com a Japan International Cooperation Agency (JICA). Na implantação do Gastrocentro, tiveram papel preponderante os professores Ademar Yamanaka, Antonio Frederio Magalhães, Nelson Ary Brandalise e o José Carlos Pareja e Luiz Sérgio Leonardi.

“O Gastrocentro permitiu reunir os médicos e docentes da Gastroclínica, Gastrocirurgia, Gastropediatria, Anatomia Patológica do Aparelho Digestivo e Radiologia do Aparelho Digestivo, para projetos assistenciais e de pesquisa na América Latina”, explicou Andreollo.

Também em 1990, iniciou-se o Programa de Transplantes Hepáticos por iniciativa de Luiz Sergio Leonardi, que se aposentou em 2006. Atualmente, o programa é coordenado pela professora Ilka de Fátima Santana Boin. Já foram realizados 900 transplantes. No mesmo ano foi iniciado também o Programa de Cirurgia Bariátrica por José Carlos Pareja, atualmente aposentado. O coordenador atual é o professor Elinton Chaim. E em 2004, iniciou-se a residência médica em Proctologia, com apoio dos professores Raul Raposo de Medeiros e Juvenal Ricardo Navarro Goes.

“Todo o grupo realiza, aproximadamente, 700 cirurgias por ano. A atuação dos docentes e médicos assistentes tem sido muito ativa no âmbito da área de saúde da Unicamp, tanto no atendimento a doentes que necessitam e procuram tratamento cirúrgico especializado de suas doenças malignas e benignas do aparelho digestivo, como no ensino da gastroenterologia cirúrgica e nas pesquisas”, disse Andreollo.