Coreme adquire cabeças de intubação para o treinamento e formação continuada dos médicos residentes

Enviado por Camila Delmondes em qua, 28/04/2021 - 14:13

Pensando em contribuir com as novas metodologias de ensino que visam à formação dos profissionais médicos, a Comissão de Residência Médica (Coreme) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp adquiriu nove cabeças de intubação a serem utilizadas no treinamento e formação continuada dos médicos residentes.

“Elas serão utilizadas no treinamento do procedimento de intubação, para melhor capacitação dos profissionais que prestam assistência, por exemplo, aos pacientes com a Covid-19”, explicou o coordenador da Coreme, Ricardo Mendes Pereira.

De acordo com o docente do Departamento de Clínica Médica e vice-coordenador da Coreme, Thiago Martins Santos, a proposta de utilização das cabeças de intubação no treinamento dos residentes teve como motivação, não apenas o contexto da pandemia que aumentou a demanda por profissionais com habilidade na realização do procedimento de forma rápida e assertiva, mas também a necessidade de oferecer formação continuada.

"Pretendemos disponibilizar os manequins para que os médicos residentes possam, durante o plantão – não em situações de emergência, mas naquelas permitam o preparo prévio ao procedimento de intubação – treinar e revisar a técnica previamente, de forma simulada e com o acompanhamento de seu preceptor. Sabemos que o treinamento antes do procedimento contribui com o sucesso da sua realização”, explicou Thiago, que também coordena a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Além de poder praticar a técnica com intervalos curtos de tempo, antes da realização do procedimento real no paciente, o docente da FCM destacou entre as vantagens da iniciativa, a adoção de metodologias de ensino que possibilitam a formação descentralizada dos profissionais.

“É possível oferecer minicursos de intubação, com o uso combinado de vídeo-aulas e mídias digitais, e assim permitir que os residentes possam assistir e praticar a técnica, não necessariamente com o acompanhamento do professor do curso, mas do médico responsável pelo plantão daquele dia na UTI, Enfermaria, e assim por diante”, disse.

Cerimônia de Entrega

A apresentação e entrega dos manequins aconteceu na manhã dessa quinta-feira (29) na superintendência do HC Unicamp, na presença do superintendente do hospital, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho; do diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy e do coordenador e vice-coordenador da Coreme, Ricardo Mendes Pereira e Thiago Martins Santos, respectivamente. Continue lendo.