Curso na FCM aproxima alunos da rede básica de ensino do dia a dia da Universidade

Enviado por Camila Delmondes em Sex, 23/08/2019 - 10:24

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp reuniu um grupo de 30 estudantes da Escola Estadual Dom Barreto, de Campinas, para participar de dois dias de imersão nas atividades de ensino e pesquisa realizadas na universidade, no contexto do curso “Ciência Além das Salas de Aula”. “Nosso intuito é aproximar as escolas da rede básica de ensino da Universidade, fortalecendo ainda mais o nosso elo com a sociedade”, comentou a coordenadora do PPGCC, Raquel Franco Leal, responsável pela iniciativa, que contou com o auxílio de docentes e discentes do Programa.

Para quem pensou que a visita seria apenas um guided tour pelos espaços físicos da área da saúde, a surpresa veio logo no início da programação, com as palestras “Ciência: atividade humana primordial”, ministrada pela professora do Instituto de Física "Gleb Wataghin", Iris Torriani; “Por quê pesquisar?”, com o professor do Departamento de Cirurgia da FCM, João José Fagundes; e “Pesquisa e a Universidade: produtos da ciência”, com o professor do Instituto de Biologia, Wagner Fávaro.

As boas-vindas iniciais ficaram a cargo do diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, e da coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM, Cláudia Vianna Maurer Morelli.

“Espero que esse seja o primeiro de muitos encontros. Nossa meta é estender essa iniciativa para que outros estudantes possam ter a mesma oportunidade. Nesse momento em que muitos de vocês estão pensando qual profissão escolher, esse contato com uma universidade pública como a Unicamp, de excelência, é extremamente importante”, disse Cláudia.

“Na idade de vocês, tive a oportunidade de visitar a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, e de participar de uma feira de ciências. Gostei tanto que voltei três vezes. Ter a oportunidade de conhecer a universidade abre muito a nossa cabeça. Que esses dias na FCM possam lhes servir de estímulo”, comentou Zeferino.

Além das palestras realizadas na FCM, a programação completa do curso contou com oficinas no Laboratório de Investigações em Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII) do Gastrocentro, nas áreas de endoscopia, colonoscopia, além de histologia do trato gastrointestinal na Sala de imagens da FCM, e informação sobre primeiros socorros supervisionadas por pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado do PPGCC.