Departamento de Neurologia lança fanpage para programação de aniversário

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 29/04/2021 - 11:00

O Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp completa 55 anos em 2021. Para comemorar essa data histórica, o Departamento realizará diversas ações ao longo do ano, que incluem atividades científicas, culturais e acadêmicas. “Nossa primeira ação será de engajamento, no sentido de aproximar alunos, docentes, médicos e egressos do departamento a partir do ambiente virtual”, contou o neurocientista e chefe do departamento, Li Li Min.

O lançamento de uma página do Departamento, no Facebook, convidando a comunidade a contribuir com a criação de uma logomarca para o aniversário de 55 anos e de uma capa é a primeira ação comemorativa e que vai ao encontro da ideia de engajamento. “Com as medidas de distanciamento social necessárias ao enfrentamento da pandemia, fomos convidados a sair da zona de conforto e a exercitar a nossa criatividade, algo que para nós, estudiosos do cérebro humano, é um fator de estímulo. Nada melhor do que trazer esse desafio também para as nossas comemorações”, disse Li.

Sem burocracia. Para participar da primeira atividade de aniversário do Departamento de Neurologia da FCM não é necessário realizar inscrição. Basta curtir a Fanpage do Departamento e compartilhar a sua ideia criativa, pelos feeds, por mensagem privada, ou até mesmo nos comentários. Também não há critério de idade ou necessidade de integrar a equipe do Departamento. “Tempos que exigem desprendimento, flexibilidade. Tudo o que menos precisamos nesse momento é rigidez. Essa será uma construção conjunta até mesmo na escolha dos vencedores”, comenta Li, animado.

Além do concurso virtual para a confecção de logomarca e capa da Fanpage, a programação de aniversário do Departamento de Neurologia da FCM já tem duas lives no calendário: no dia 5 de maio, o professor Li receberá em seu Canal no Youtube, o chefe da Disciplina de cirurgia do Trauma da FCM, Gustavo Pereira Fraga, para falar sobre o Maio Amarelo, de prevenção aos acidentes de trânsito. Já no dia 12 desse mesmo mês, ele conversará com as enfermeiras do Hospital de Clínicas da Unicamp, Alessandra Roscani e Eliete Zeferino, para falar sobre o Ano Internacional da Enfermagem.

“Embora muitos possam pensar que os temas não se relacionam com a Neurologia, eles estão intimamente ligados. Em nosso dia a dia de atuação, muitos dos nossos pacientes chegam pelos traumas sofridos no cérebro, de maneira que discutir prevenção é fundamental também em nosso meio. Por sua vez, o papel das enfermeiras no manejo dos pacientes neurológicos exigem cuidados específicos e multidisciplinares, ainda mais nesse cenário de pandemia em que observamos tantos pacientes com sequelas neurológicas”, comentou Li.

Fique por dentro

Referência nacional e internacional, o Departamento de Neurologia da FCM é uma das áreas de maior produção científica da Unicamp. Fundado em 1966, o setor oferece cursos de Residência Médica, Aprimoramento, Especialização, Treinamento em Serviço e a pós-graduação em Neurologia, tendo formado mais de três centenas de profissionais no decorrer da sua história, e servido de campo de estágio e treinamento a médicos de diversas partes do Brasil e do exterior, incluindo países como Angola, Argentina, Colômbia, México, Peru e Uruguai.