Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia tem programação em Campinas

Enviado por Edimilson Montalti em qui, 13/09/2018 - 14:37

O dia 9 de setembro é o Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia. A epilepsia é uma doença crônica, grave do cérebro, caracterizada por crises epilépticas recorrentes. A maioria dos pacientes pode ficar livre das crises com uso correto da medicação, porém, o tratamento não chega a cerca de 80% dos pacientes.

“A epilepsia traz vulnerabilidades biopsicossociais aos pacientes. O não controle das crises eleva o risco de se machucar e até de morte”, diz Li Li Min, neurologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Embaixador da Epilepsia no Brasil.

De acordo Li Min, pacientes com epilepsia tem uma qualidade de vida inferior e muitos têm sofrimento psíquico devido aos estigmas da doença e à exclusão social que ainda acontece nos entornos sociais, como a escola e o trabalho.

No mês de setembro, por ocasião do Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia, várias atividades ocorrem no país. O CEPID Brainn da Unicamp, junto com ONG ASPE e MAPE-Campinas têm trabalhado de forma continua na difusão do tema para a sociedade.

“Iniciamos este ano com uma audiência com o ministro da Saúde Gilberto Occhi. Reforçamos a necessidade de programas de capacitação das equipes da atenção básica e aproveitamos para solicitar ao ministro a carta de moção de apoio a resolução WHA68.20 da Organização Mundial da Saúde referente a ampliação das ações voltada para melhorar a qualidade de vida das 65 milhões de pessoas com epilepsia no mundo”, revelou Li Min.

O Ministério da Saúde publicou do Manual de Manejo da Epilepsia na Atenção Básica e na Urgência e Emergência e o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Epilepsia. Na região de Campinas, durante o mês de setembro, acontece diversas ações voltadas para o diálogo de políticas públicas.

Programação

Dia 12 de setembro

Audiência pública no Ministério Público do Trabalho, em Campinas, das 8h30 às 12h00, com representantes de empresas de setores diversos. 

Palestras

Aprendizagem profissional como ferramenta de inclusão no mercado de trabalho – Lailah Vilela, médica do trabalho

Epilepsia cenário mundial – Li Li Min, professor de Neurologia

Epilepsia e trabalho – Isilda Assumpção, presidente da ASPE

Depoimentos de pacientes

Coordenação: Dra. Luana Lima Duarte Vieira, Procuradora do Ministério do Trabalho

 

Dia 13 de setembro

Diálogo com Profissionais da Saúde da Rede de Saúde do Município de Campinas

 

Dia 13 de setembro

Entrevista ao vivo na TV JAPI, às 19 horas, no Programa Mondo e Levada.

Presença do Li Li Min e Isilda Assumpção. https://www.tvjapi.com/

...

Data

12 a 13 de Setembro de 2018

a partir das 09:00 às 19:00

...

Local

Campinas
Mapa da FCM