Diretora na Fiocruz, Maria Fernanda Lima-Costa ministra aula inaugural da Pós em Gerontologia

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 08/03/2018 - 16:15

Na última terça-feira (6), aconteceu a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Intitulada “Estudos epidemiológicos em idosos brasileiros: trajetórias e contribuição para políticas de Saúde Pública”, a exposição foi ministrada pela diretora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Fernanda Lima-Costa.

Na ocasião, foram abordados os resultados do "Projeto Bambuí: um estudo de coorte de base populacional da saúde dos idosos” – que possibilitou a publicação de mais de 130 artigos em periódicos nacionais e internacionais – e os dados preliminares do Projeto "Elsi-Brasil: estudo longitudinal da saúde e bem estar de idosos brasileiros”, com especial enfoque na trajetória e a contribuição para as políticas publicas de saúde do idoso no Brasil.

“A aula foi brilhante e possibilitou grande reflexão dos alunos. Uma boa forma de instigar os pós-graduandos ingressantes no programa”, disse a coordenadora do curso Lúcia Mourão. Ao lado do vice-coordenador do curso, André Fattori, e da professora Anita Anita Liberalesso Neri, ela apresentou o histórico do Programa de Pós-graduação em Gerontologia, as responsabilidades dos alunos quanto ao curso e as expectativas do programa.

“Destacamos a responsabilidade social, científica e econômica dos alunos, especialmente, considerando que no Brasil 3,10% da população são mestres e apenas 0,90% são doutores. Também salientamos a parceria entre alunos e docentes para a qualidade do programa e cumprimento das exigências junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, comentou.