Disciplina de Urologia celebra Jubileu de Ouro com homenagem ao decano Osamu Ikari

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 15/03/2018 - 11:19

“Nosso mote sempre foi ensinar aos mais jovens a importância e o respeito ao paciente, não tratando apenas dos exames laboratoriais ou radiológicos, mas, sim, o indivíduo fragilizado”, disse o urologista Osamu Ikari, durante cerimônia realizada na manhã dessa quarta-feira (14), no Anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, em comemoração ao Jubileu de Ouro da Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e ao Dia Mundial de Incontinência Urinária.

“Qualquer médico sabe tratar a doença, mas bons médicos sabem tratar o doente”, acrescentou Osamu na ocasião do seu discurso, parafraseando o cirurgião vascular e ex-colega de Departamento, John Cook Lane.

(Leia o discurso na íntegra)

Decano da Disciplina, Osamu foi homenageado pelos pares com um Certificado de Honra ao Mérito em reconhecimento e agradecimento pelas atividades desempenhadas por ele no ensino, na pesquisa e assistência médica, e por servir de exemplo de dedicação profissional a ser seguido.

“Espero que, no futuro, as próximas gerações saibam preservar nossos valores e a meritocracia, em consonância com os anseios propostos pela universidade”, agradeceu Osamu, emocionado.

“Quando eu vejo várias gerações de urologista aqui reunidas, tendo deixado por alguns instantes as suas atividades, vejo como esse momento reflete a relação de amizade de bem-querer ao professor Osamu”, disse o atual chefe da Disciplina de Urologia da FCM e anfitrião do evento, Paulo Palma.

Urologia 50 anos

O atual chefe do Departamento de Cirurgia, Cláudio Saady Rodrigues Coy, destacou a relevância da Disciplina de Urologia da FCM nos cenários, nacional e internacional, através do reconhecimento científico de seus membros e do rigor acadêmico e científico empreendido na formação dos alunos de graduação e médicos-residentes.

“Sou muito grato à Urologia como aluno, residente. Na atualidade, como chefe de Departamento gostaria de externar a seriedade com que a Disciplina transmite conhecimento e experiência e realiza as suas atividades”, disse.

Representando a FCM, o diretor Ivan Felizardo Contrera Toro destacou o papel da Disciplina de Urologia para o curso de graduação em Medicina. “A qualidade do corpo docente da faculdade como um todo, assim como acontece na Urologia, é o que coloca a FCM entre as melhores da América Latina”, disse o diretor.

Chefe de gabinete da reitoria e docente do Departamento de Cirurgia da FCM – na ocasião também representando o reitor da Unicamp Marcelo Knobel – o cirurgião Joaquim Bustorff Silva destacou a importância da data comemorativa, tendo em vista tudo o que foi conquistado nas últimas cinco décadas.

“50 anos só são 50 anos quando a história da instituição é respeitada. Cumprimento a Disciplina de Urologia da FCM pelo respeito a essa história”, disse Joaquim dirigindo-se ao decano homenageado, Osamu Ikari, e aos professores Antonio Gugliotta e Lycurgo Santos Castro Neto, que também ajudaram a construir a história da Disciplina de Urologia, na FCM.

“É por causa do respeito à história dessas pessoas que nós temos a excelência de hoje no corpo profissional da disciplina, que inclui docentes, médicos assistentes, enfermeiros e secretários. É esse respeito que faz a história do nosso Departamento e da nossa Universidade”, finalizou.