Divisão de Ginecologia do Hospital da Mulher recebe prêmio por estudo sobre histerocopia diagnóstica

Enviado por Camila Delmondes em Sex, 27/11/2020 - 10:25

A Divisão de Ginecologia do Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” recebeu o Prêmio de Melhor Estudo de Histeroscopia, durante o Congresso Americano de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva (49thAAGL), realizado no início desse mês em plataforma virtual.

Veja a lista de premiados, aqui.

A pesquisa conduzida pela estudante de mestrado Carolina Ribeiro foi orientada e coorientada pelos docentes do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp, Daniela Angerame Yela Gomes e Julio César Teixeira. E teve como objetivo, avaliar a prevalência de citologia peritoneal positiva no câncer de endométrio do tipo II em mulheres submetidas à histeroscopia e o prognóstico dessas mulheres avaliando a sobrevida das mesmas.

Dois grupos de mulheres foram avaliados. O primeiro teve o câncer de endométrio diagnosticado a partir do exame de curetagem. O segundo, por sua vez, teve o diagnostico realizado a partir do exame de imagem denominado histeroscopia.

“Observamos que a histeroscopia diagnóstica não aumentou a taxa de citologia peritoneal positiva e que não houve diferença na sobrevida das mulheres em ambos os grupos. Assim, concluímos que a histeroscopia é um método seguro para o diagnóstico do câncer de endométrio tipo II”, disse Daniela Gomes sobre os achados do estudo.