Docente da FCM é premiado em congresso mundial de cirurgia de emergência

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 12/07/2018 - 13:43

Coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o medico-cirurgião Gustavo Pereira Fraga foi agraciado com o “Prêmio Orazio Campione” durante o 5th WSES, congresso da World Society of Emergency Surgery (WSES), realizado de 27 a 30 de junho, em Bertinoro, na Itália. Veja o certificado.

Durante o evento científico, o docente da FCM participou da mesa redonda “Management of Intrabdominal Infections”, ministrou a aula intitulada “Abdominal Sepsis” e apresentou um caso clínico para discussão durante a sessão "Hit the Expert Session My Milennium errors and fails”.

Surpreendido com a premiação, Fraga explica que a honraria foi criada pela WSES em 2008, em homenagem ao professor titular da Universidade de Bologna, Orazio Campione , falecido em 2003, aos 55 anos de idade, após anos de destacada atuação no ensino e na pesquisa e cirurgia de urgência, com mais de 500 artigos publicados. De lá para cá, apenas 10 cirurgiões em todo mundo, dedicados à cirurgia de urgência e trauma – foram contemplados com o prêmio.

“É uma grande honra receber esse prêmio que já contemplou cirurgiões que muito respeito e admiro”, disse Fraga, referindo-se aos médicos Rao Ivatury e Ronald Maier, respectivamente, docente da Virginia Commonwealth University e presidente do American College of Surgeons.

“Com certeza, esse prêmio é fruto do trabalho realizado pela Disciplina de Cirurgia do Trauma nos últimos anos e que possibilitou, dentre outras coisas, a realização do 4º WSES, em Campinas, em maio do ano passado, junto com o Intergastro & Trauma e com a participação de 1.240 pessoas”, comentou Fraga, compartilhando o reconhecimento com médicos-residentes, alunos ligantes e demais profissionais que atuam na Disciplina.