Docente da FCM, Laura Ward é uma das pesquisadoras de destaque do Projeto Open Box da Ciência

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 18/02/2020 - 14:09

A endocrinologista, pesquisadora e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Laura Sterian Ward, é uma das 250 mulheres brasileiras que se destacam pela atuação científica. Separado por cinco categorias, Laura figura entre as 50 cientistas de destaque da área da saúde, de acordo com o projeto Open Box da Ciência, uma parceria entre os institutos Gênero e Número e Serrapilheira. O lançamento, inédito, sobre a presença da mulher na ciência foi divulgado no dia 12 de fevereiro.

“Sem dúvida, ser apontada como uma das cientistas mais influentes na área da saúde é uma grande honra,  particularmente quando vejo os nomes que figuram ao meu lado nesta categoria”, diz Laura.

Dentre as protagonistas por área, estão ainda cinco pesquisadoras que atuam na Unicamp: Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes (Faculdade de Odontologia); Maria Regina Wolf Maciel e Marisa Masumi Beppu, (Instituto de Química); Elza Salvatori Berquó (Núcleo de Estudos da População) e Rosana Aparecida Baeninger (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas).

De acordo com a médica da FCM, ser uma cientista não é tarefa fácil.  Laura reconhece que foi privilegiada pelo fato de ter tido como mentores os professores Rui Maciel e Romaldini e, também, por ter sido agraciada com o privilégio de poder trabalhar numa instituição pública que valoriza e apoia os seus pesquisadores. “A FCM me deu os instrumentos e o incentivo para perseguir objetivos e, mesmo em tempos difíceis, persistir, com total liberdade”, reconhece.

Na opinião da pesquisadora da FCM que mantém e coordena o Laboratório de Genética Molecular do Câncer (Gemoca), a persistência é uma das mais importantes características do pesquisador.

“Muitas vezes nossos objetivos parecem inatingíveis. Não é raro perceber que erramos, que temos de começar tudo de novo, de lutarmos contra a dúvida e contra a falta de recursos, materiais e humanos. Também me considero privilegiada pelo fato de ter tido alunos brilhantes, filhos científicos de quem muito me orgulho”, revela.

A pesquisa foi realizada com base em dados da produção científica, como artigos publicados e premiações, coletados na Plataforma Lattes. A cartografia com todos os nomes, separados por áreas, que contempla ainda mais pesquisadoras da Unicamp, pode ser acessada aqui

O levantamento de dados do Open Box foi realizado pela Gênero e Número. A organização trabalha com questões relacionadas a gênero. Para o projeto Open Box, também foram coletados dados relativos a raça, demonstrando que o acesso à produção científica ainda se dá de forma desigual. O mapeamento contempla as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e a plataforma de divulgação, interativa e digital, também traz reportagens contando trajetórias das pesquisadoras.

Laura Sterian Ward
“Doutora em Clínica Médica, na área de Endocrinologia Clínica pela Universidade Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi responsável pela implementação do Laboratório de Genética Molecular do Câncer da Unicamp e sua pesquisa é na área de endocrinologia, oncologia, biologia molecular e nanotecnologia com aplicações para a saúde humana. Foi premiada com o Prêmio Zeferino Vaz de reconhecimento acadêmico concedido pela Unicamp, em 2017, e o Prêmio LATS, concedido pela Sociedade Latino- Americana de Tireoide, em 2011” (perfil na plataforma Open).

Veja no Portal da Unicamp a matéria completa e o perfil das professoras da Unicamp consideradas protagonistas.