Educadores do amanhã: Estudantes de medicina participam de workshop sobre engajamento no ensino e na docência

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 14/08/2019 - 14:06

De acordo com pró-reitora de Graduação da Unicamp, o objetivo é replicar o modelo em toda a Unicamp

“Tenho certeza que dentre vocês estão os futuros docentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp”. Com essa frase, a coordenadora de graduação do curso de Medicina da FCM, Joana Froes Bragança Bastos, recebeu os alunos de medicina e médicos-residentes da FCM que se inscreveram para participar do workshop Educadores do amanhã, ocorrido nos dias 2, 3 e 4 de agosto. O objetivo do workshop é desenvolver o engajamento estudantil e formar lideranças para a docência entre estudantes das profissões da saúde.

“Queremos formar uma massa de estudantes qualificados que possa colaborar na melhoria do curso. Pretendemos oferecer esse curso anualmente”, revelou ainda Joana.

O workshop é composto de dois encontros presenciais de três dias em agosto (2, 3 e 4), mais três dias em outubro (3, 4 e 5) e outros encontros semanais no mês de setembro, chamados de Pint of Education. A organização do workshop é de Ugo Caramori, médico residente em medicina de família e comunidade do Departamento de Saúde Coletiva da FCM; Mariana de Abreu e Michel de Abreu Pereira Stockler, alunos do curso de medicina da FCM e Joana Froes Bragança Bastos.

De forma lúdica e participativa, são discutidos o papel ativo do estudante na formação, os diferentes papéis do professor, as trocas do aprender e ensinar, o engajamento estudantil acadêmico, o ensino baseado em competências, o currículo, seus componentes e modelos, a avaliação do estudante e do programa educacional e a responsabilidade social da formação e do profissional.

“Não podemos pensar no estudante hoje em dia que tenha uma formação completamente passiva. A proposta do workshop é resignificar os alunos com educação para serem ativos e protagonistas no processo de mudanças curriculares e adaptações da escola no contexto atual”, explicou Ugo Caramoni, que também é facilitador do programa Faimer Junior Brasil.

Luiz Rodolfo Egydio de Cerqueira Cesar e Vitor Guimarães Correia são alunos do quinto ano de medicina da FCM e ambos têm interesse na educação médica. “Tenho interesse no ensino à beira leito, de aprender como passar o conhecimento de forma objetiva”, disse Luiz Rodolfo. “Minha intenção é entrar nessa carreira para poder ajudar a melhorar o ensino”, confidenciou Vitor.

Já prestes a se formar, a sextanista Larissa Germande de Almeida sempre teve interesse na área de educação, desde o primeiro ano do curso. “Eu percebi ao longo da graduação o quanto ter bons professores influenciou no meu aprendizado. Isso despertou em mim o interesse em ser professora ou preceptora em residência-médica”, comentou Larissa que pretender fazer especialização em medicina de família e comunidade.

Iniciativa pioneira no Brasil

O Educadores do Amanhã é derivado do Faimer Brasil Júnior, iniciativa pioneira da professora da FCM e atual pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Martorano Amaral dentro do Faimer Brasil, programa de desenvolvimento docente do qual Eliana é co-diretora.

O primeiro Faimer Brasil Júnior aconteceu em 2016, durante o Congresso Brasileiro de Educação Médica. Para esse curso foram convidados os presidentes dos Centros Acadêmicos e líderes estudantis das faculdades de medicina do Brasil.

“Foi um grande sucesso. A partir daí, começamos a reproduzir o curso na forma de workshop em outras escolas médicas: PUC-Sorocaba, Unesp de Botucatu, USP em Ribeirão e outras. E, agora, chegou a vez da Unicamp”, explicou Eliana Amaral, destacando o reconhecimento da Associação Europeia de Educação Médica pela originalidade brasileira na qualificação de alunos para a docência dentro das escolas médicas.

Eliana Amaral confidenciou, ainda, que pretende estender para todos os cursos da Unicamp a experiência exitosa do Educadores do amanhã. O objetivo, reforçou a pró-reitora de Graduação da Unicamp,  é ampliar o engajamento estudantil na luta pela melhoria do ensino e “encantar” os estudantes com as possibilidades da carreira docente e, assim, formar uma nova geração de professores.

“Esse programa pode ser um marco dentro da Universidade e contribuir com a renovação dos currículos de todos os cursos da Unicamp. Este é um movimento internacional que existe hoje e que vamos intensificar com os nossos estudantes”, revelou Eliana.