Emergencistas pediátricos da Unicamp recebem título inédito da Sociedade Brasileira de Pediatria

Enviado por Edimilson Montalti em ter, 15/05/2018 - 09:19

Os pediatras da Unicamp Fernando Belluomini, Andréa de Melo Alexandre Fraga, Marcelo Conrado dos Reis e Emilio Carlos Elias Baracat foram os primeiros médicos que receberam o título de especialista em Emergência Pediátrica do Brasil. O título inédito foi concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Além dos quatro profissionais da Unicamp, apenas outros 20 pediatras de todo o Brasil foram contemplados.

A entrega do título aconteceu durante a cerimônia de abertura do 1º Congresso Sul-Americano, 2º Congresso Brasileiro e 3º Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas, realizados no dia 3 de maio de 2018, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

De acordo com Fernando Belluomini, as unidades hospitalares de emergência, os populares Prontos-Socorros (PS), historicamente se caracterizam por serviços de alta demanda de trabalho, improvisações, conflitos e condições não muito boas para o exercício da medicina. Neste cenário, sempre houve pouca fixação de profissionais no setor, sendo comum o perfil do “emergencista temporário” em busca de complementação de receita ou alguma meta específica.

Em 1999, um grupo desses profissionais se reuniu com o objetivo de criar o Departamento de Emergências da Sociedade de Pediatria de São Paulo. A Unicamp, por duas gestões, presidiu esse Departamento. Nesses quase 20 anos, esse Departamento trilhou uma trajetória de muito trabalho que foi ganhando força e apoio ano a ano, inicialmente no Estado e, depois, nacionalmente. Isso culminou com o reconhecimento da área de atuação, da especialidade e, por conseguinte, dos especialistas.

“O “DNA” visionário e empreendedor, característico desta universidade desde Zeferino Vaz, mais uma vez rende frutos e pavimenta mais um campo de excelência na assistência, no ensino e na pesquisa. Esse título vem coroar o trabalho árduo, porém apaixonante e comprometido de todos os profissionais que atuam na Unicamp”, disse Fernando.

Leia também:

Abertura do Congress de Urgências e Emergências Pediátricas homenageia seus precursores