Enfermagem brasileira perde o professor Luiz Cietto

Enviado por Camila Delmondes em ter, 16/07/2019 - 08:52

"Não dá para falar no Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp sem falar no professor Luiz Cietto". Assim inicia o texto da entrevista de depoimento elaborada pelo então jornalista da FCM, Eduardo Vellla, sobre o professor responsável pela fundação do Curso de Graduação em Enfermagem da FCM, nos idos de 1978. "Diz em seu depoimento, que a persistência é necessária àqueles que querem ser vencedores", arremata o jornalista em seu texto de abertura. 

Professor Titular da FCM, Luiz Cietto veio para a Unicamp em 1976 a convite do então diretor da FCM, José Aristodemo Pinotti, com a incumbência de implantar o curso de graduação em Enfermagem. Na Unicamp, Cietto exerceu diversos cargos, entre os quais, os de coordenador do curso de Enfermagem, de chefe do Departamento de Enfermagem e de membro do Conselho Universitário (Consu) e Conselho de Administração do Hospital de Clínicas.

Formado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), fez doutorado e livre-docência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado em Direito Sanitário pela USP e Universidade de Bologna e pós-doutorado em Administração de Enfermagem pela Columbia University. Sua atuação docente mais recente foi a de professor do curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), onde também atuou como coordenador do curso de graduação. 

Luiz Cietto faleceu na última segunda-feira (15), deixando sua trajetória de vida como fonte de inspiração, de alguém que na juventude chegou a morar na rua e que, na maturidade, colecionou inúmeros títulos e vitórias.

Leia o depoimento do professor Luiz Cietto ao ex-jornalista da FCM, Eduardo Vella.

Confira, abaixo, o vídeo-documentário sobre a história de vida do professor Cietto, produzido pelo Departamento de Comunicação da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia em parceria com a Escola de Comunicação da Unasp.