Escritório de Internacionalização fecha parcerias com Universidades de Miami e do Texas

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 21/11/2017 - 14:13

O coordenador de Escritório de Internacionalização da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Rodrigo Bueno de Oliveira, esteve no mês de outubro visitando as universidades norte-americanas no Texas e em Miami. “O objetivo das visitas foi promover e desenvolver oportunidades em internacionalização para nossos alunos de graduação, médicos-residentes e professores”, disse Rodrigo.

Na Universidade de Saúde do Texas foi-se discutido a possibilidade de enviar por semestre de um a dois médicos-residentes da faculdade para estágio observacional pelo período de até dois meses. Já no Hospital de Criança do Texas, Rodrigo conversou sobre a possibilidade de enviar pediatras formados também para estágio observacional dentro de subespecialidades da pediatria por um período de dois meses.

Segundo Rodrigo, a Universidade de Miami demonstrou abertura para desenvolver colaboração internacional em várias áreas. A Universidade de Miami um Instituto de Medicina Internacional e uma área específica para tratar de intercâmbios com estudantes e profissionais da América Latina.

“Discutimos seis áreas potenciais para colaboração: cirurgia do trauma, oncologia, pediatria, estágios para estudantes da FCM e para médicos formados e a participação de alunos da Universidade de Miami no próximo Winter School que ocorrerá em 2018 na FCM”, revelou Rodrigo.

Após as visitas realizadas, algumas propostas já foram fechadas entre a FCM, a McGovern Medical School, o Baylor College of Medicine (BCM) e a University of Miami. As propostas para os alunos de graduação e médicos-residentes já estão disponíveis na página do Escritório de Internacionalização. “Para mobilidade de estudantes e residentes já conseguimos boas oportunidades. Para pesquisa colaborativa ainda estamos em processo de fechamento de propostas”, reforçou Rodrigo.