Esporte, transformação e juventude: uma parceria entre Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz e Patrulheiros Campinas

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 03/01/2022 - 08:00

Esporte, transformação e juventude. Essas três palavras-chave descrevem bem a nova parceria que surge entre a Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL), a Atlética da Medicina Unicamp, e o Patrulheiros Campinas, organização da sociedade civil que atende adolescentes e jovens entre 15 a 22 anos, e as suas famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A parceria entre essas instituições surge com dois principais propósitos, a promoção do esporte entre os atletas da Medicina Unicamp e o foco em ensino e orientação à juventude do Patrulheiros, principalmente quanto à medicina preventiva.

"Destacamos a grande importância do Patrulheiros Campinas na promoção do esporte entre os atletas de Medicina da FCM. Com um ambiente amplo e bem estruturado, a instituição tem contribuído para o fornecimento de espaços de treino para diversos times da atlética”, disse o discente do 2° ano do curso de Medicina da FCM e presidente da AAAAL, Pedro Fleury (Filé).

O presidente do Patrulheiros Campinas, Wesley Pacheco, falou sobre a alegria de poder contar com a Atlética de Medicina da Unicamp treinando dentro do Ginásio da instituição. "Esse é um espaço para uso da sociedade e a presença dos futuros médicos serve de estímulo e inspiração para que nossos jovens quem sabe um dia também sigam essa mesma trajetória", afirmou.

Além de utilizarem o espaço para treinamento e intercâmbio esportivo com os esportes, Pacheco destacou que os acadêmicos da Unicamp realizam uma série de atividades voluntárias com os adolescentes atendidos pelo Programa, "muitos destes, em situação de extrema vulnerabilidade social".

Mediante a disponibilização de quadras e grande apoio às equipes, o Patrulheiros Campinas têm possibilitado que atletas da AAAAL aprimorem suas habilidades e se desenvolvam para as próximas competições. Assim, por meio do elo estabelecido entre as duas instituições, oito times têm sido beneficiados pelo uso das quadras para treinar nas modalidades de futsal, basquete, vôlei e handebol, masculinos e femininos.

Os estudantes do 2º ano do curso de Medicina da FCM Mariana Armani, atual diretora de Extensão da AAAAL e Lucas Figueiredo (Perna), antigo presidente da AAAAL e atual integrante do Conselho da instituição, comentaram sobre o compromisso e responsabilidade da Atlética de Medicina da Unicamp com a juventude. “Como instituição promotora do esporte entre os estudantes, compreendemos a importância de exercer um papel direto no desenvolvimento de ações voltadas para a comunidade, construindo uma visão da juventude como a base do nosso futuro e, também, um grupo com grandes potencialidades”, disseram.

Os estudantes contaram, ainda, que comprometida com o ensino em Saúde, voltando-se para a medicina preventiva e para o estímulo à prática esportiva como ferramentas de transformação, a AAAAL tem desenvolvido, junto ao Patrulheiros Campinas, o Projeto Arrebol, com atividades voltadas para os jovens da instituição.

O projeto, idealizado por Lucas e Mariana, juntamente com o apoio de toda a gestão da AAAAL, está sendo orientado pela professora Andréa Fraga, emergencista pediátrica do Departamento de Pediatria, que tem exercido papel fundamental para o cumprimento do propósito das atividades e seu prosseguimento.

Responsável pela mediação entre Atlética de Medicina e os Patrulheiros Campinas, o professor do Departamento de Cirurgia da FCM, Gustavo Fraga, falou sobre a construção de um projeto de extensão que une as temáticas e habilidades do ensino de graduação da FCM ao trabalho colaborativo dos Patrulheiros.

“Essa parceria reforça o compromisso de ambas as instituições com o esporte, o ensino e a preparação de jovens para o futuro, incentivando o engajamento em causas nobres para uma sociedade mais consciente e responsável”, destacou.